Este trabalho tem por objetivo analisar a ação de professores que atuam no Ensino de Ciências, por meio da observação direta da sala de aula, tendo como perspectiva teórica a Teoria Ator-Rede e os Estudos Culturais. O arcabouço teórico-metodológico está comprometido com os estudos qualitativos de natureza interpretativa. Para a coleta de dados foram adotados procedimentos de observação direta em aulas desenvolvidas em disciplinas de um curso de Licenciatura em Ensino de Ciências, somadas às anotações de campo do pesquisador. Os resultados permitiram apontar intencionalidades e disposições destes profissionais nas traduções e delegações que estabelecem junto a outros atores humanos e não-humanos, tais como estudantes, currículo formativo, documentos orientativos da Instituição, instrumentos de tecnologia e outros em movimentos associativos que constituem a rede. Seguir os atores permitiu descrever parte dos processos de construção de conhecimento acadêmico que se dão em ambiente escolar, imbricados junto a outros saberes e formas de apreensão e construção de sentido da própria rede de associações. Assim, as práticas de circulação observadas evidenciam traduções interessadas suspendendo a fixação dos modelos de educação em escalas que ora podem ser pensados como mais tradicionais, e ora podem ser vinculadas a propostas mais inovadoras. A ação destes atores se deu, pelo que se pode seguir, em espaço plano de circulação de ações que tornam as variações de escala micro-macro ilusórias, pois estão conectadas a um complexo tecido que não permite facilmente o rastreio de disposições em estruturas espaciais fixas. Fica perceptível que as intencionalidades se manifestam de forma híbrida, mediadas por um movimento onde exercem e sofrem pressão dentro da rede onde se inserem. A conclusão, nos limites desse trabalho, é de que a ação em rede traz forte disposição dos observados com a formação crítica dos futuros profissionais de educação. Posto que toda a ação é interessada.