O ingresso no Ensino Superior pressupõe o rompimento de muitos laços construídos durante anos na escolarização, o que significa adentrar em uma nova rotina acadêmica, com sentimentos até contraposto, como, por um lado, alegria, conquistas, expectativas, e, por outro, dúvidas, inseguranças, medos. Desse modo, reconhecer que o primeiro momento do estudante no âmbito universitário estabelece-se na transição do ensino tradicional vivido e do esperançar para uma formação pessoal e profissional, considera-se como importante aconchegar este primeiro contato com a Universidade enquanto espaço histórico, político, cultural e social, novas experiências formativas, que podem possibilitar diferentes formas de ser, individual e coletivamente. Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência das ações de acolhimento aos estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da UFCG Campus Campina Grande, desenvolvidas com as turmas ingressantes, nos períodos 2022.1 e 2022.2, durante a primeira semana de aulas nos meses de outubro de 2022 e março de 2023, à luz das contribuições teóricas de Paulo Freire. Tais atividades têm sido intituladas como “Aconchegos Pedagógicos”, as quais objetivam proporcionar a estes sujeitos primeiras experiências e conhecimentos cunhados na leveza, na fruição e no rompimento com inseguranças e medos, naturais neste momento. Foram realizadas ações organizadas a partir de atividades lúdicas, nas quais todos os sujeitos se apresentam em uma roda de conversa, propiciando momentos de diálogo, escuta e socialização, bem como participam de dinâmicas para conhecer autores/as considerados clássicos da Pedagogia e explorar o ambiente universitário. Assim, tais experiências, ancoradas no princípio freireano de que educar é um ato de amor e político, possibilitaram a construção de relações horizontalizadas, humanizantes e de respeito para com as recém graduandas, além do reconhecimento no curso sobre a importância dessa iniciativa enquanto uma abertura para o encontro ao outro que se aconchega à universidade.