O artigo trata sobre a importância de metodologias ativas para auxiliar no processo de ensino -aprendizagem dos estudantes, e como essas ferramentas alternativas podem complementar uma abordagem de ensino tradicional, viabilizando, nesse processo, o estímulo e a interação educador e aluno, deixando a aula mais participativa e atrativa. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito do uso do lúdico para o ensino de Genética, no Ensino Médio, refletindo sobre a prática de ensino através do uso de metodologias alternativas. Este estudo, de caráter qualitativo, teve em seu percurso metodológico a coleta de dados por meio da observação participante e de um questionário elaborado no Google Forms, composto por questões objetivas e subjetivas, visando averiguar a percepção dos estudantes sobre a atividade nomeada como o Bingo de Revisão de Genética. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto aos alunos de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral e profissionalizante da rede estadual de ensino do Ceará, em março de 2023. Em seguida, foi realizada a discussão dos dados obtidos através do questionário, relacionando-os ao referencial teórico base desse estudo. Diante disso, através das respostas obtidas, verificamos que os alunos consideraram essa prática positiva na construção e revisão de conceitos, citando o desejo em participar de outras atividades desta natureza. Além disso, vale destacar que alguns estudantes reconhecem que esta atividade lúdica poderia ser um método avaliativo eficaz. Portanto, a inserção do lúdico no ensino de biologia se mostrou uma prática eficiente, favorecendo a aprendizagem participativa, devendo ser uma prática mais rotineira na escola