Apresentar os acervos digitais femininos do CPDOC enquanto possibilidade de estudos das mulheres no campo da História da Educação, é o principal objetivo deste trabalho. À medida que as mulheres passaram a ser cada vez mais objeto de investigação, o campo de estudo de História das Mulheres ampliou-se consideravelmente. Contudo, ainda é um desafio investigar alguns personagens por conta da ausência de fontes. Importante iniciativa no sentido de minimizar esse problema vem sendo empreendida pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), que tem disponibilizado uma coleção de acervos pessoais femininos digitalizados para acesso público. O acesso a essas fontes abrem caminho para o estudo dessas mulheres, suas experiências, desafios e conquistas, além de oferecer uma perspectiva mais abrangente sobre a História da Educação. Esses acervos também apresentam maior facilidade para os pesquisadores interessados acessarem esses documentos, ao mesmo tempo, exigem atenção especial e rigor metodológico na utilização de recursos tecnológicos. Tendo isso em vista, neste trabalho dialogamos com autores como Cerchiaro e Alves (2022), para pensar o lugar das mulheres nos arquivos, e Brasil e Nacimento (2020), para refletir sobre a utilização de recursos digitais nas pesquisas da História da Educação. Dessa forma, buscamos contribuir para reflexões em torno da História das Mulheres e da História Digital no campo da Educação.