Analisamos o Discurso Higienista para a medicalização do prédio, do mobiliário e do aparelhamento escolar no período de 1908-1925. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre os Grupos Escolares no que diz respeito a estrutura física, mobília e aparelhamento escolar. O levantamento da produção historiográfica sobre a relação entre higiene e educação pôs-nos em contato com trabalhos como os de: Carvalho (1989), Menezes (2009), Rocha (2003), Gondra (2000), Vago (2002), entre outros. Os temas estudados por esses autores nos permitiram identificar a possibilidade de estudos sobre o assunto pela disponibilidade de documentação do período para o desenvolvimento da pesquisa. Ao final da pesquisa, constatamos que a higiene não se tratava de uma prática isolada. Ao contrário disso, consistia em um discurso abrangente e profundo que se materializava em práticas e representações dos sujeitos da época, afetando a organização dos espaços, a definição do aparelhamento escolar, a organização das atividades diárias e mesmo a maneira como eram tratadas questões de moral e de civismo.