O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subnúcleo de Pedagogia do ICSEZ/UFAM é pautado na articulação do Projeto Pedagógico do Curso e das propostas curriculares da secretaria estadual e municipal de educação, e visa dentre outros objetivos apresentado no Projeto Institucional das quais, destaco: refletir sobre a temática da formação e práxis de professores da educação básica frente aos desafios amazônicos; realizar estudos e reflexões sobre literaturas contemporâneas que tratam da formação de professores, práticas inovadoras e metodologias ativas para crianças em processo de alfabetização, realizar diagnóstico das escolas para conhecer sua organização pedagógica e educacional, as dificuldades enfrentadas pelos professores. Neste sentido, o presente trabalho objetiva descrever as vivências, observações, registros e análises dos pibidianos na escola-campo, no intuito de identificar os impactos dos desafios da alfabetização e letramentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O relato trata-se de uma abordagem qualitativa, por enfatizar contextos, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e dos livros e artigos de Soares (2011). Para coleta de dados foram realizadas a observação, o registro no Diário PIBID que iniciou desde novembro de 2022. Observa-se que houve um impacto dos discentes ao adentrar o espaço escolar e vislumbrar os desafios, as possiblidades que envolvem o fazer docente. Considera-se que o início das atividades na escola-campo também ocorreu no primeiro ano após o retorno do período pandêmico e reeorganização do trabalho pedagógico para superar as lacunas no processo de alfabetização e letramentos dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino do Ensino Fundamental.