Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOMATEMÁTICA: ENTENDIMENTO E PRÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98202
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4707
    "inscrito_id" => 1977
    "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: ENTENDIMENTO E PRÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Durante toda a vida escolar, a Matemática é apresentada aos alunos como uma disciplina difícil de se aprender, nas séries iniciais do ensino fundamental encontramos na maioria dos alunos uma certa insegurança, mesmo que não estejam submetidos a inúmeras fórmulas, abstrações e cálculos gigantescos, tão característicos da disciplina durante os outros níveis da educação básica. Frente a esse fato, professores polivalentes precisam encontrar novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma mais significativa e próxima a realidade do aluno, facilitando tanto a vida do aluno, que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência durante toda a sua vida escolar, bem como o próprio trabalho dele em sala de aula. Têm-se como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica de texto de autores como D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado pelo Google Forms a professores da cidade de Campina Grande -PB, que lecionam em Escolas Municipais da referida região. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não ser muito utilizada pelos professores pesquisados, devido ao fato da maioria não saber como fazer a ponte entre teoria e realidade, não significa que não seja importante essa tendência e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, é necessário que para que essa tendência alcance resultados positivos nesta etapa do ensino básico, capacitar os professores, para que ambos saiam ganhando, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1977_TB4707_10122023233655.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "mary delane gom"
    "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98202
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4707
    "inscrito_id" => 1977
    "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: ENTENDIMENTO E PRÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Durante toda a vida escolar, a Matemática é apresentada aos alunos como uma disciplina difícil de se aprender, nas séries iniciais do ensino fundamental encontramos na maioria dos alunos uma certa insegurança, mesmo que não estejam submetidos a inúmeras fórmulas, abstrações e cálculos gigantescos, tão característicos da disciplina durante os outros níveis da educação básica. Frente a esse fato, professores polivalentes precisam encontrar novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma mais significativa e próxima a realidade do aluno, facilitando tanto a vida do aluno, que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência durante toda a sua vida escolar, bem como o próprio trabalho dele em sala de aula. Têm-se como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica de texto de autores como D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado pelo Google Forms a professores da cidade de Campina Grande -PB, que lecionam em Escolas Municipais da referida região. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não ser muito utilizada pelos professores pesquisados, devido ao fato da maioria não saber como fazer a ponte entre teoria e realidade, não significa que não seja importante essa tendência e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, é necessário que para que essa tendência alcance resultados positivos nesta etapa do ensino básico, capacitar os professores, para que ambos saiam ganhando, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1977_TB4707_10122023233655.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "mary delane gom"
    "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Durante toda a vida escolar, a Matemática é apresentada aos alunos como uma disciplina difícil de se aprender, nas séries iniciais do ensino fundamental encontramos na maioria dos alunos uma certa insegurança, mesmo que não estejam submetidos a inúmeras fórmulas, abstrações e cálculos gigantescos, tão característicos da disciplina durante os outros níveis da educação básica. Frente a esse fato, professores polivalentes precisam encontrar novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma mais significativa e próxima a realidade do aluno, facilitando tanto a vida do aluno, que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência durante toda a sua vida escolar, bem como o próprio trabalho dele em sala de aula. Têm-se como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica de texto de autores como D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado pelo Google Forms a professores da cidade de Campina Grande -PB, que lecionam em Escolas Municipais da referida região. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não ser muito utilizada pelos professores pesquisados, devido ao fato da maioria não saber como fazer a ponte entre teoria e realidade, não significa que não seja importante essa tendência e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, é necessário que para que essa tendência alcance resultados positivos nesta etapa do ensino básico, capacitar os professores, para que ambos saiam ganhando, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.