Durante toda a vida escolar, a Matemática é apresentada aos alunos como uma disciplina difícil de se aprender, nas séries iniciais do ensino fundamental encontramos na maioria dos alunos uma certa insegurança, mesmo que não estejam submetidos a inúmeras fórmulas, abstrações e cálculos gigantescos, tão característicos da disciplina durante os outros níveis da educação básica. Frente a esse fato, professores polivalentes precisam encontrar novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma mais significativa e próxima a realidade do aluno, facilitando tanto a vida do aluno, que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência durante toda a sua vida escolar, bem como o próprio trabalho dele em sala de aula. Têm-se como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica de texto de autores como D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado pelo Google Forms a professores da cidade de Campina Grande -PB, que lecionam em Escolas Municipais da referida região. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não ser muito utilizada pelos professores pesquisados, devido ao fato da maioria não saber como fazer a ponte entre teoria e realidade, não significa que não seja importante essa tendência e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, é necessário que para que essa tendência alcance resultados positivos nesta etapa do ensino básico, capacitar os professores, para que ambos saiam ganhando, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos.