Este artigo aborda a Modelagem Matemática na resolução de problemas no 9º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, destaca-se que a Matemática é frequentemente percebida pelos estudantes como algo abstrato e desconectado da vida cotidiana, o que dificulta o processo de aprendizagem. Assim, é objetivo deste estudo compreender como a Modelagem Matemática na resolução de problemas matemáticos pode conectar o estudante do 9º ano com questões da vida cotidiana. A Modelagem Matemática apresenta-se como uma abordagem promissora para superar essa dificuldade, podendo oferecer aos estudantes um aprendizado significativo. No 9º ano, é fundamental criar um ambiente de aprendizagem que estimule o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais, por isso entendemos que a Modelagem Matemática se apresenta como uma ferramenta capaz de despertar o interesse dos estudantes ao trazer problemas autênticos e contextualizados para a sala de aula. O artigo explora as bases teóricas que sustentam a modelagem matemática, como o construtivismo, a abordagem de Polya, a teoria sociocultural e os princípios do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). Ao adotar a Modelagem Matemática como parte do currículo no 9º ano, permitiu aos estudantes desenvolver habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos, além de competências socioemocionais, como o trabalho em equipe e a comunicação matemática A Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes do 9º ano a partir da resolução de problemas se mostrou uma abordagem capaz de estimular o interesse dos estudantes, proporcionando a aplicação prática dos conceitos matemáticos em situações reais.