O presente trabalho é um estudo que se debruça sobre a educação domiciliar luso-brasileira. Uma realidade já consolidada em Portugal, o ensino domiciliar, amplamente conhecido pelo termo inglês homeschooling, é um tema emergente no Brasil, sendo sua regularização uma importante pauta de discussão no Congresso Federal. Ainda que não formalmente legalizada no Brasil, essa modalidade de ensino remonta ao Brasil Colônia, período em que se edificava a nação sob as bases civilizatórias lusitanas que, aliadas à sabedoria dos povos nativos e africanos, forneceram as bases da educação brasileira. Desse modo, convém lançar olhar sobre a experiência portuguesa com o ensino domiciliar afim de defendermos uma possível legalização deste modelo aqui no país. Este trabalho pretende, portanto, analisar a forma como o homeschooling é aplicado atualmente no país europeu e como essa experiência poder ser referência para a implementação de uma política nacional de ensino domiciliar no Brasil. A partir da percepção da carência de pesquisas nesse âmbito educacional e inspirados, principalmente, pela necessidade que as famílias homeschoolers têm para educar, conforme desejam, seus filhos (já que, ainda, não existe uma lei que regulamente a educação domiciliar no Brasil) deixamos com este trabalho nossa contribuição às diversas formas de ensino. Este estudo tem por metodologia a pesquisa de campo quantitativa-descritiva, na qual, têm-se a previsão de um estudo in loco, estudos bibliográficos de pesquisadores e escritores que escrevem sobre a prática desse método de ensino, a sua eficácia e de grandes estudiosos que foram educados em casa. Para concluir a pesquisa, faremos uma análise comparativa da lei que regulamenta o homeschooling em Portugal e o texto-base para a legalização do homeschooling no Brasil.