O ESTUDO DO "MEIO" COMO PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA: POR UM DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9958 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 1030 "titulo" => "O ESTUDO DO "MEIO" COMO PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA: POR UM DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A preocupação em estudar o “meio” e as relações que nele se estruturam e que são estruturas por este, sempre esteve na pauta dos estudos geográficos. Este artigo defende que é preponderante o conhecimento e o cuidado do/com o ambiente do qual a humanidade faz parte e necessita em grande medida para (sobre)viver. Nesse sentido, do ponto de vista de sua construção e configuração, o “meio” é encarado, no exercício em tela, a partir da relação natureza e sociedade conjuntamente. Defende-se, pois, que esta ação tenha relevância tanto para os sujeitos que a planejam como para a comunidade e o espaço a ser examinado e que esta metodologia seja pautada no dinamismo, flexibilidade e planejamento. Sendo também capaz de fornecer uma visão integrada, consciente e reflexiva das realidades vividas espacialmente. Destarte, acredita-se que potencializar os sujeitos por meio da mobilização, sensibilização, conscientização e a partir da percepção espacial, se torna uma empreitada louvável ao exame do espaço, que encontra nos procedimentos metodológicos do Estudo do Meio um celeiro propício capaz de estabelece elos entre a prática de Ensino em Geografia e a Educação Ambiental. Pensando assim, o estudo em tela tem, na sua natureza, a preocupação com uma proposição nos níveis teórico, metodológico e prático, que viabilize um diálogo entre o conhecimento geográfico e a Educação Ambiental. Incentivando esse diálogo como objetivo da discussão, encontra no Estudo do Meio um celeiro propício pelo arranjo desses três níveis na configuração do exercício acadêmico e da prática pedagógica em Geografia. Para tanto, dentre as técnicas de pesquisas que validam o trabalho científico, a metodologia deste artigo está pautada na pesquisa bibliográfica. Isso dito, acredita-se que a validade do conhecimento científico se dá, em grande medida, pelo arranjo teórico, prático e metodológico que a pesquisa obedece na configuração do exercício acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_22_06_37_idinscrito_1030_b0d3bf7a72616d124320a98d414cb33f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENILDO DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARTINS, J. S." "autor_email" => "josenildomartins.forever@" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9958 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 1030 "titulo" => "O ESTUDO DO "MEIO" COMO PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA: POR UM DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A preocupação em estudar o “meio” e as relações que nele se estruturam e que são estruturas por este, sempre esteve na pauta dos estudos geográficos. Este artigo defende que é preponderante o conhecimento e o cuidado do/com o ambiente do qual a humanidade faz parte e necessita em grande medida para (sobre)viver. Nesse sentido, do ponto de vista de sua construção e configuração, o “meio” é encarado, no exercício em tela, a partir da relação natureza e sociedade conjuntamente. Defende-se, pois, que esta ação tenha relevância tanto para os sujeitos que a planejam como para a comunidade e o espaço a ser examinado e que esta metodologia seja pautada no dinamismo, flexibilidade e planejamento. Sendo também capaz de fornecer uma visão integrada, consciente e reflexiva das realidades vividas espacialmente. Destarte, acredita-se que potencializar os sujeitos por meio da mobilização, sensibilização, conscientização e a partir da percepção espacial, se torna uma empreitada louvável ao exame do espaço, que encontra nos procedimentos metodológicos do Estudo do Meio um celeiro propício capaz de estabelece elos entre a prática de Ensino em Geografia e a Educação Ambiental. Pensando assim, o estudo em tela tem, na sua natureza, a preocupação com uma proposição nos níveis teórico, metodológico e prático, que viabilize um diálogo entre o conhecimento geográfico e a Educação Ambiental. Incentivando esse diálogo como objetivo da discussão, encontra no Estudo do Meio um celeiro propício pelo arranjo desses três níveis na configuração do exercício acadêmico e da prática pedagógica em Geografia. Para tanto, dentre as técnicas de pesquisas que validam o trabalho científico, a metodologia deste artigo está pautada na pesquisa bibliográfica. Isso dito, acredita-se que a validade do conhecimento científico se dá, em grande medida, pelo arranjo teórico, prático e metodológico que a pesquisa obedece na configuração do exercício acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_22_06_37_idinscrito_1030_b0d3bf7a72616d124320a98d414cb33f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENILDO DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "MARTINS, J. S." "autor_email" => "josenildomartins.forever@" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }