A formação docente vem sendo motivo de discussão intensa, nos últimos anos, em nosso país. Esse debate acerca da formação do professor ganhou grande repercussão nas duas últimas décadas do século XX, sobretudo no que se refere anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões, acerca das competências que ganharam corpo desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº. 9394/96) e estão sendo compreendidas de várias formas, portanto, é imprescindível uma discussão acerca das mesmas, uma vez que os professores foram instigados a rever e mudar suas práticas para adequarem-se a esta nova concepção. Para o desenvolvimento desse trabalho, nos fundamentamos teoricamente nos estudos de Kuenzer, (2003), Perrenoud (1999), e Ramos (2002) no tocante às competências e na LDB no que diz respeito à formação do professor. Quanto à metodologia este artigo, configura-se como um estudo bibliográfico. Assim, nos servimos desse tipo de estudo tendo em vista que a pesquisa bibliográfica não é mera reprodução do que já foi dito ou escrito acerca de um determinado assunto, mas propicia a análise de um tema sob novo ponto de vista. Esse artigo permitiu compreender que a construção de tais competências trata-se de uma capacidade desenvolvida à medida que o docente vai se aperfeiçoando, refletindo sobre a sua prática e construindo novos conhecimentos, assim, consideramos que o docente tem procurado buscar novas formas de atualização e informação, objetivando responder às necessidades que são colocadas pelas transformações da sociedade contemporânea.