UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS – UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9864 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1207 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS – UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O emprego das plantas no tratamento de enfermidades data de épocas remotas e está diretamente associado à cultura popular, onde as comunidades étnicas utilizam seus saberes como alternativa para o tratamento de doenças ao uso de medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica, seja pelo valor natural do produto, seja pelos altos custos dos produtos industrializados. O consumo de fitoterápicos vem aumentando ao longo dos anos e com isto a necessidade de orientações a acerca do emprego destes produtos. Deste modo a escola surge como elo importante para unir o conhecimento popular e o conhecimento científico, a fim de fornecer informações relevantes para a saúde da comunidade. Objetivou-se com este trabalho relacionar os conhecimentos populares aos conhecimentos obtidos em sala de aula de forma dinâmica e interativa através da produção de fitoterápicos, bem como compreender mecanismos de utilização das plantas medicinais a partir da análise de hábitos familiares no tratamento de enfermidades a fim de orientar a respeito do uso e produção destes produtos. Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano do ensino médio (PROEMi) da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Foram aplicados questionários socioeconômicos a fim de conhecer o perfil da população que faz uso destes medicamentos, além da produção gráficos para análise dos dados e a elaboração de oficinas de extração de compostos e produção de medicamentos fitoterápicos e a produção de catálogo ilustrativo. Ao final das atividades os alunos demonstraram grande interesse e satisfação, o que se refletiu de forma direta na melhoria do desempenho escolar ao passo que os principais conceitos trabalhados na disciplina de biologia foram compreendidos e relacionados às atividades práticas desenvolvidas no projeto, conseguindo estabelecer relações concretas entre os conceitos estudados e os conhecimentos intrínsecos a sua formação, o conhecimento popular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO POPULAR, FITOTERÁPICOS, COMUNIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_10_2014_18_47_11_idinscrito_1207_8db13f3edeb34ca4d616f4ba7286621b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MONIQUE SALES NOBREGA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA SALES" "autor_email" => "flaviasales_bio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9864 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1207 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS – UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O emprego das plantas no tratamento de enfermidades data de épocas remotas e está diretamente associado à cultura popular, onde as comunidades étnicas utilizam seus saberes como alternativa para o tratamento de doenças ao uso de medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica, seja pelo valor natural do produto, seja pelos altos custos dos produtos industrializados. O consumo de fitoterápicos vem aumentando ao longo dos anos e com isto a necessidade de orientações a acerca do emprego destes produtos. Deste modo a escola surge como elo importante para unir o conhecimento popular e o conhecimento científico, a fim de fornecer informações relevantes para a saúde da comunidade. Objetivou-se com este trabalho relacionar os conhecimentos populares aos conhecimentos obtidos em sala de aula de forma dinâmica e interativa através da produção de fitoterápicos, bem como compreender mecanismos de utilização das plantas medicinais a partir da análise de hábitos familiares no tratamento de enfermidades a fim de orientar a respeito do uso e produção destes produtos. Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano do ensino médio (PROEMi) da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Foram aplicados questionários socioeconômicos a fim de conhecer o perfil da população que faz uso destes medicamentos, além da produção gráficos para análise dos dados e a elaboração de oficinas de extração de compostos e produção de medicamentos fitoterápicos e a produção de catálogo ilustrativo. Ao final das atividades os alunos demonstraram grande interesse e satisfação, o que se refletiu de forma direta na melhoria do desempenho escolar ao passo que os principais conceitos trabalhados na disciplina de biologia foram compreendidos e relacionados às atividades práticas desenvolvidas no projeto, conseguindo estabelecer relações concretas entre os conceitos estudados e os conhecimentos intrínsecos a sua formação, o conhecimento popular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO POPULAR, FITOTERÁPICOS, COMUNIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_10_2014_18_47_11_idinscrito_1207_8db13f3edeb34ca4d616f4ba7286621b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MONIQUE SALES NOBREGA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA SALES" "autor_email" => "flaviasales_bio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }