A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DA TERRA NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9764 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => 189 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DA TERRA NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO" "resumo" => "Este artigo expressa as análises vivenciadas e efetivadas no contexto das experiências adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, fundamentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizado em Campina Grande-PB. Tendo como principal objetivo, observado mediante as experiências empíricas, inserir o estudo da geografia física, através do tema solos, possibilitando a compreensão da geografia física no âmbito escolar, intercalando as temáticas abordadas como o lugar de desenvolvimento do aluno, criando uma ponte entre a escala geral e a local, Através de situações em que o aluno sinta-se tentado pelas orientações curriculares e atividades que possibilitem a praticidade do tema estudado, estimulando a pesquisa e a compreensão. A proposta trabalhada, materializou-se junto a escola São Sebastião no bairro alto branco, nas turmas do 1º A, Médio. A proposta elaborada possibilitou averiguar a realidade das turmas em questão, e contribuir com novas fórmulas de ensino, levando em consideração o lugar de desenvolvimento dos alunos que detém o DNA do pertencimento, possibilitando os mesmos a buscarem entender, o espaço a partir do seu espaço, contribuindo para compreensão das transformações e manifestações que os cercam. O presente trabalho propôs a relação entre teoria e prática, buscando compreender a importância dos solos na construção das sociedades e na finalização do ensino médio a partir de conteúdos geográficos espaciais. A metodologia utilizada, inicialmente trabalhou a influencia dos solos na construção e organização das sociedades, posteriormente aplicou-se questionário investigativo com intuito de averiguar o quão de conhecimento os mesmos apresentam sobre o tema proposto, seguido de aulas teóricas sobre solos, identificando sua formação, as características advindas de cada tipo de solo, sua morfológicas, mudanças estruturais e principalmente suas utilidades praticas. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, a partir do projeto aplicado, constatou-se o ideal crítico dos discentes possibilitando os mesmos a identificarem a importância da preservação dos solos, além de compreender o real papel da disciplina Geografia ao interligar as varias escalas e atribuir relações entre as localidades, configurando característica a cada espaço, entendendo que cada local é único, manifestando-se de diferentes formas em contextos históricos espaciais diferentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "SOLOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_10_57_22_idinscrito_189_dc35312289387a9ce2ba0a0d674dd49d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ ANDERSON SOUSA DIAS" "autor_nome_curto" => "ANDERSON .J" "autor_email" => "andersom-sousa@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9764 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => 189 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DA TERRA NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO" "resumo" => "Este artigo expressa as análises vivenciadas e efetivadas no contexto das experiências adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, fundamentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizado em Campina Grande-PB. Tendo como principal objetivo, observado mediante as experiências empíricas, inserir o estudo da geografia física, através do tema solos, possibilitando a compreensão da geografia física no âmbito escolar, intercalando as temáticas abordadas como o lugar de desenvolvimento do aluno, criando uma ponte entre a escala geral e a local, Através de situações em que o aluno sinta-se tentado pelas orientações curriculares e atividades que possibilitem a praticidade do tema estudado, estimulando a pesquisa e a compreensão. A proposta trabalhada, materializou-se junto a escola São Sebastião no bairro alto branco, nas turmas do 1º A, Médio. A proposta elaborada possibilitou averiguar a realidade das turmas em questão, e contribuir com novas fórmulas de ensino, levando em consideração o lugar de desenvolvimento dos alunos que detém o DNA do pertencimento, possibilitando os mesmos a buscarem entender, o espaço a partir do seu espaço, contribuindo para compreensão das transformações e manifestações que os cercam. O presente trabalho propôs a relação entre teoria e prática, buscando compreender a importância dos solos na construção das sociedades e na finalização do ensino médio a partir de conteúdos geográficos espaciais. A metodologia utilizada, inicialmente trabalhou a influencia dos solos na construção e organização das sociedades, posteriormente aplicou-se questionário investigativo com intuito de averiguar o quão de conhecimento os mesmos apresentam sobre o tema proposto, seguido de aulas teóricas sobre solos, identificando sua formação, as características advindas de cada tipo de solo, sua morfológicas, mudanças estruturais e principalmente suas utilidades praticas. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, a partir do projeto aplicado, constatou-se o ideal crítico dos discentes possibilitando os mesmos a identificarem a importância da preservação dos solos, além de compreender o real papel da disciplina Geografia ao interligar as varias escalas e atribuir relações entre as localidades, configurando característica a cada espaço, entendendo que cada local é único, manifestando-se de diferentes formas em contextos históricos espaciais diferentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "SOLOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_10_57_22_idinscrito_189_dc35312289387a9ce2ba0a0d674dd49d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ ANDERSON SOUSA DIAS" "autor_nome_curto" => "ANDERSON .J" "autor_email" => "andersom-sousa@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }