Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DA TERRA NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO

Palavra-chaves: SOLOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA LUGAR Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9764
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 189
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DA TERRA NA CONSTRUÇÃO  DO ESPAÇO"
    "resumo" => "Este artigo expressa as análises vivenciadas e efetivadas no contexto das experiências adquiridas  no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, fundamentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizado em Campina Grande-PB. Tendo como principal objetivo, observado mediante as experiências empíricas, inserir o estudo da geografia física, através do tema solos, possibilitando a compreensão da geografia física no âmbito escolar, intercalando as temáticas abordadas como o lugar de desenvolvimento do aluno, criando uma ponte entre a escala geral e a local, Através de  situações em que o aluno sinta-se tentado pelas orientações curriculares e atividades que possibilitem a praticidade do tema estudado, estimulando a pesquisa e a compreensão. A proposta trabalhada, materializou-se junto a escola São Sebastião no bairro alto branco, nas turmas do 1º A, Médio. A proposta elaborada possibilitou averiguar a realidade das turmas em questão, e contribuir com novas fórmulas de ensino, levando em consideração o lugar de desenvolvimento dos alunos que detém o DNA do pertencimento, possibilitando os mesmos a buscarem entender, o espaço a partir do seu espaço, contribuindo para compreensão das transformações e manifestações que os cercam. O presente trabalho propôs a relação entre teoria e prática, buscando compreender a importância dos solos na construção das sociedades e na finalização do ensino médio a partir de conteúdos geográficos espaciais. A metodologia utilizada, inicialmente trabalhou a influencia dos solos na construção e organização das sociedades, posteriormente aplicou-se questionário investigativo com intuito de averiguar o quão de conhecimento os mesmos apresentam sobre o tema proposto, seguido de aulas teóricas sobre solos, identificando sua formação, as características advindas de cada tipo de solo, sua morfológicas, mudanças estruturais e principalmente suas utilidades praticas. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, a partir do projeto aplicado, constatou-se o ideal crítico dos discentes possibilitando os mesmos  a identificarem a importância da preservação dos solos, além de compreender o real papel da disciplina Geografia ao interligar as varias escalas e atribuir relações entre as localidades, configurando característica a cada espaço, entendendo que cada local é único, manifestando-se de diferentes formas em contextos históricos espaciais diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "SOLOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA LUGAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_10_57_22_idinscrito_189_dc35312289387a9ce2ba0a0d674dd49d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ ANDERSON SOUSA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON .J"
    "autor_email" => "andersom-sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9764
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 189
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS, NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DA TERRA NA CONSTRUÇÃO  DO ESPAÇO"
    "resumo" => "Este artigo expressa as análises vivenciadas e efetivadas no contexto das experiências adquiridas  no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, fundamentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizado em Campina Grande-PB. Tendo como principal objetivo, observado mediante as experiências empíricas, inserir o estudo da geografia física, através do tema solos, possibilitando a compreensão da geografia física no âmbito escolar, intercalando as temáticas abordadas como o lugar de desenvolvimento do aluno, criando uma ponte entre a escala geral e a local, Através de  situações em que o aluno sinta-se tentado pelas orientações curriculares e atividades que possibilitem a praticidade do tema estudado, estimulando a pesquisa e a compreensão. A proposta trabalhada, materializou-se junto a escola São Sebastião no bairro alto branco, nas turmas do 1º A, Médio. A proposta elaborada possibilitou averiguar a realidade das turmas em questão, e contribuir com novas fórmulas de ensino, levando em consideração o lugar de desenvolvimento dos alunos que detém o DNA do pertencimento, possibilitando os mesmos a buscarem entender, o espaço a partir do seu espaço, contribuindo para compreensão das transformações e manifestações que os cercam. O presente trabalho propôs a relação entre teoria e prática, buscando compreender a importância dos solos na construção das sociedades e na finalização do ensino médio a partir de conteúdos geográficos espaciais. A metodologia utilizada, inicialmente trabalhou a influencia dos solos na construção e organização das sociedades, posteriormente aplicou-se questionário investigativo com intuito de averiguar o quão de conhecimento os mesmos apresentam sobre o tema proposto, seguido de aulas teóricas sobre solos, identificando sua formação, as características advindas de cada tipo de solo, sua morfológicas, mudanças estruturais e principalmente suas utilidades praticas. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, a partir do projeto aplicado, constatou-se o ideal crítico dos discentes possibilitando os mesmos  a identificarem a importância da preservação dos solos, além de compreender o real papel da disciplina Geografia ao interligar as varias escalas e atribuir relações entre as localidades, configurando característica a cada espaço, entendendo que cada local é único, manifestando-se de diferentes formas em contextos históricos espaciais diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "SOLOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA LUGAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_10_57_22_idinscrito_189_dc35312289387a9ce2ba0a0d674dd49d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ ANDERSON SOUSA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON .J"
    "autor_email" => "andersom-sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo expressa as análises vivenciadas e efetivadas no contexto das experiências adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, fundamentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizado em Campina Grande-PB. Tendo como principal objetivo, observado mediante as experiências empíricas, inserir o estudo da geografia física, através do tema solos, possibilitando a compreensão da geografia física no âmbito escolar, intercalando as temáticas abordadas como o lugar de desenvolvimento do aluno, criando uma ponte entre a escala geral e a local, Através de situações em que o aluno sinta-se tentado pelas orientações curriculares e atividades que possibilitem a praticidade do tema estudado, estimulando a pesquisa e a compreensão. A proposta trabalhada, materializou-se junto a escola São Sebastião no bairro alto branco, nas turmas do 1º A, Médio. A proposta elaborada possibilitou averiguar a realidade das turmas em questão, e contribuir com novas fórmulas de ensino, levando em consideração o lugar de desenvolvimento dos alunos que detém o DNA do pertencimento, possibilitando os mesmos a buscarem entender, o espaço a partir do seu espaço, contribuindo para compreensão das transformações e manifestações que os cercam. O presente trabalho propôs a relação entre teoria e prática, buscando compreender a importância dos solos na construção das sociedades e na finalização do ensino médio a partir de conteúdos geográficos espaciais. A metodologia utilizada, inicialmente trabalhou a influencia dos solos na construção e organização das sociedades, posteriormente aplicou-se questionário investigativo com intuito de averiguar o quão de conhecimento os mesmos apresentam sobre o tema proposto, seguido de aulas teóricas sobre solos, identificando sua formação, as características advindas de cada tipo de solo, sua morfológicas, mudanças estruturais e principalmente suas utilidades praticas. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, a partir do projeto aplicado, constatou-se o ideal crítico dos discentes possibilitando os mesmos a identificarem a importância da preservação dos solos, além de compreender o real papel da disciplina Geografia ao interligar as varias escalas e atribuir relações entre as localidades, configurando característica a cada espaço, entendendo que cada local é único, manifestando-se de diferentes formas em contextos históricos espaciais diferentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.