AS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E OS DESAFIOS DO SER DOCENTE
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9977 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 1307 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E OS DESAFIOS DO SER DOCENTE" "resumo" => "Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável uma formação inicial de qualidade para os professores, pois isto refletirá no domínio dos conhecimentos que devem ensinar e nos meios para fazê-lo com eficácia. Além disso, é necessário que os professores em formação continuada sejam um pesquisador de sua própria prática, tornando-se capaz de solucionar problemas práticos do dia-a-dia escolar, de assumir os erros e os acertos de seu trabalho metodológico na sala de aula, deixando de culpabilizar o sistema e os programas educacionais pelos insucessos na aprendizagem escolar. Neste sentido, é preciso que os professores tanto em formação inicial quanto em formação continuada tenham um contínuo aprimoramento profissional e reflexões críticas sobre a prática pedagógica para superar o distanciamento entre as contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria do ensino na sala de aula. Tendo em vista esta problemática, este artigo tem como objetivo definir e caracterizar a formação docente inicial e continuada e o ensino de língua. Para isso, o corpus desta pesquisa foi obtido a partir das respostas dadas a um questionário elaborado pela professora da disciplina Paradigmas do Ensino do curso de Letras-Língua Portuguesa. Este foi respondido inicialmente pelos alunos do curso e, posteriormente, os mesmos discentes pediram para que professores em formação continuada o respondessem. As discussões levantadas sobre as respostas dos questionários se condensam em três categorias: a concepção do ser docente, do ensino de língua e do que é inovação, e foram interpretados à luz das contribuições de Perrenoud (2002), a LDB (1996), Zabala (1998).Os resultados desta pesquisa nos indicam que os professores em formação inicial e em formação continuada tem uma concepção muito superficial do que é ser professor, pois a define, a partir de discursos da esfera social que coloca a profissão como um ato heróico, mas não valorizada pelo país, além disso, veem a profissão no agir técnico, na didatização dos conteúdos e não na prática reflexiva. Neste sentido, é preciso repensar a formação inicial, continuada e o ensino de língua buscando analisar as pluralidades de contextos históricos culturais que cercam o professor principiante e o professor experiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE LÍNGUA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_27_36_idinscrito_1307_05504cbce4ff3c5150f12fdcd0f7afc2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANNY KESIA MENDES NEGROMONTE" "autor_nome_curto" => "KATIANNY" "autor_email" => "katiannykessiakmn@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9977 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 1307 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E OS DESAFIOS DO SER DOCENTE" "resumo" => "Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável uma formação inicial de qualidade para os professores, pois isto refletirá no domínio dos conhecimentos que devem ensinar e nos meios para fazê-lo com eficácia. Além disso, é necessário que os professores em formação continuada sejam um pesquisador de sua própria prática, tornando-se capaz de solucionar problemas práticos do dia-a-dia escolar, de assumir os erros e os acertos de seu trabalho metodológico na sala de aula, deixando de culpabilizar o sistema e os programas educacionais pelos insucessos na aprendizagem escolar. Neste sentido, é preciso que os professores tanto em formação inicial quanto em formação continuada tenham um contínuo aprimoramento profissional e reflexões críticas sobre a prática pedagógica para superar o distanciamento entre as contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria do ensino na sala de aula. Tendo em vista esta problemática, este artigo tem como objetivo definir e caracterizar a formação docente inicial e continuada e o ensino de língua. Para isso, o corpus desta pesquisa foi obtido a partir das respostas dadas a um questionário elaborado pela professora da disciplina Paradigmas do Ensino do curso de Letras-Língua Portuguesa. Este foi respondido inicialmente pelos alunos do curso e, posteriormente, os mesmos discentes pediram para que professores em formação continuada o respondessem. As discussões levantadas sobre as respostas dos questionários se condensam em três categorias: a concepção do ser docente, do ensino de língua e do que é inovação, e foram interpretados à luz das contribuições de Perrenoud (2002), a LDB (1996), Zabala (1998).Os resultados desta pesquisa nos indicam que os professores em formação inicial e em formação continuada tem uma concepção muito superficial do que é ser professor, pois a define, a partir de discursos da esfera social que coloca a profissão como um ato heróico, mas não valorizada pelo país, além disso, veem a profissão no agir técnico, na didatização dos conteúdos e não na prática reflexiva. Neste sentido, é preciso repensar a formação inicial, continuada e o ensino de língua buscando analisar as pluralidades de contextos históricos culturais que cercam o professor principiante e o professor experiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE LÍNGUA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_27_36_idinscrito_1307_05504cbce4ff3c5150f12fdcd0f7afc2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANNY KESIA MENDES NEGROMONTE" "autor_nome_curto" => "KATIANNY" "autor_email" => "katiannykessiakmn@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }