A presente pesquisa discute a linguagem do cinema de animação na série Monstros no Trabalho e a educação profissional. De forma lúdica e animada, a série Monstros no Trabalho, da produtora Disney, apresenta temas como acidente de trabalho, auditoria e/ou fiscalização, normas trabalhistas, saúde do trabalhador, relações interpessoais, entre outros. Pretende-se discutir esses temas, que são de grande importância para a educação profissional, de forma divertida, lançando mão da ludicidade para fomentar a cultura de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). As bases teóricas sobre a linguagem do cinema de animação estão nos trabalhos de Marinho (1992), Lucena Jr. (2002) e Miranda (1971), já Almeida (2019) e Pesente (2014) apresentam os fundamentos da educação profissional em SST. Para delinear esta pesquisa, faz-se necessária um método fundamentado em estudos bibliográfico, documental e experimental, com uma abordagem qualitativa a partir do uso da série Monstros no Trabalhos nos cursos de formação profissional para jovens aprendizes e/ou profissionais de diversas áreas do segmento agroindustrial e mineral do nordeste do Pará. Como resultado da formação com a supracitada série, observou-se um olhar mais interativo dos cursistas com os temas estudados e a mídia cinematográfica, oferecendo criatividades nos trabalhos finais como: construção de maquetes, representação de simulação de resgate com acidentados (teatro), representação de cenas da série adaptadas às realidades locais de cada ambiente de trabalho, dinâmica de grupo, enfim. É uma forma de tornar a aula do ensino profissional mais atraente com o cinema de animação e consciente com a promoção da cultura de SST.