Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101180 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8892 "inscrito_id" => 24324 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA" "resumo" => "O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança gené" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24324_TB8892_13092023140922.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "KAYO" "autor_email" => "kayo_cc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101180 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8892 "inscrito_id" => 24324 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA" "resumo" => "O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança gené" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24324_TB8892_13092023140922.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "KAYO" "autor_email" => "kayo_cc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.