O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.