O presente trabalho apresenta-se como um relato de experiência de dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), decorrentes da vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024, na Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira, localizada na cidade de Parnaíba-PI, visando discutir a importância das atividades realizadas pelo PIBID no ambiente escolar, como motivação na formação de novos professores de biologia e ciências. Para isso, analisou-se então a execução de uma atividade do conteúdo de “células”, conduzidas com alguns alunos do sétimo ano. De início, desenvolveu-se uma conversa pautada na assimilação do mesmo conteúdo já visto por eles anteriormente em uma aula tradicional. Feita a observação de como estava o conhecimento dos mesmos abordando o tema, foram distribuídas uma folhas com imagens dos tipos de células, bem como suas estruturas, de forma interativa possibilitando a integração dos alunos, foi analisado os tipos de células, bem como suas estruturas. Para uma melhor fixação do conteúdo trabalhado, foi proposto um jogo interativo de adivinhação, conhecido como “quem sou?”, disponibilizando-se cartões com a imagens de estruturas das células. Em seguida, foi colado na testa do jogador sem ele ver a imagem e os demais alunos, sem revelar o nome da estrutura, citavam dicas, como características e funções da estrutura no desenho, para que o aluno com o cartão assimilasse tais dicas a determinada estrutura contida no cartão. O desenvolvimento de atividades interativas, possibilita um impacto significativo na construção da identidade docente. Vale ressaltar a importância do PIBID na construção e incentivo dessa identidade, visto que o desenvolvimento de atividades nesse programa, amplia a percepção sobre educação e motiva a exercer uma docência mais qualidade de ensino.