A psicomotricidade é a capacidade de mover-se intencionalmente, onde os movimentos pressupõem uma variedades de funções que podem ser mentais, de memória, da atenção, do raciocínio e da discriminação. A criança desde o seu nascimento pratica movimentos, e se adapta aos poucos com capacidades físicas ao se relacionar com o mundo. É por meio do movimento que o ser humano aprende sobre si, se conecta com objetos que os rodeiam, passa a desenvolver suas capacidades como também suas habilidades. O movimento é o principal recurso que as crianças utilizam para adquirir conhecimento sobre o seu ambiente, expressar-se, manter relações com pessoas, e objetos. Deste modo, o corpo é a principal base para o desenvolvimento cognitivo e conceitual, é por meio dele que os seres humanos passam a se conhecer e interagir com o mundo. O movimento é uma concepção muito extensa, mas que possui muita relevância no desenvolvimento humano, e o corpo em funcionamento relacionando-se à aprendizagem das crianças. Mediante a isso este estudo surge da ideia de buscar entender como a psicomotricidade influencia no desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além do mais, enfatizar as problemáticas que são encontradas pelas crianças que não possuem o acompanhamento com um psicomotricista. Este estudo é essencial para que se possa entender a relevância da psicomotricidade para as crianças hiperativas, para que estas possam passar a conhecer, e compreender o significado que existe em seu ambiente.