Apresentamos aqui o percurso e resultados da pesquisa de tese elaborada para o Programa de Pós- graduação em Educação a nível de doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O objetivo da pesquisa foi analisar o valor heurístico das dimensões subjetivas implicadas na preparação para o exercício da profissão docente enquanto subsídios para que o professor licenciado trabalhe a temática da avaliação da aprendizagem de estudantes surdos. Para tanto, de forma colaborativa, foi executado um curso de formação continuada para professores realizado remotamente, com o tema Avaliação da aprendizagem de estudantes surdos. Para a fundamentação teórica, partimos da Teoria da Subjetividade, em uma vertente cultural-histórica e, como base epistemológica, utilizamos a Epistemologia Qualitativa - EQ, que tem como alicerce os fundamentos da Pesquisa Qualitativa e seus desdobramentos na Metodologia Construtivo-interpretativa, a qual implicou na utilização de indutores de informação: entrevista dialogada, complemento de frases e dinâmica conversacional. Dentre outras questões, foi possível concluir que, 1) a principal contribuição teórica se refere aos avanços na compreensão sobre o valor heurístico das dimensões subjetivas enquanto subsídios para trabalhar a temática da avaliação da aprendizagem de estudantes surdos. 2) A contribuição metodológica da pesquisa se dá no processo de construção teórica sobre as dimensões subjetivas do processo de aprendizagem, expressando-se como abordagem metodológica diferenciada, que permite avançar sobre compreensões voltadas para a movimentação da subjetividade. Por fim, 3) o valor heurístico das dimensões subjetivas implicadas na preparação para o exercício da docência está na dimensão subjetiva da teoria para compreender as necessidades e interesses docentes. Assim, o reconhecimento das dimensões subjetivas é uma ferramenta intelectual importante para se produzir significados sobre a informação que emerge nos espaços.