Este trabalho de pesquisa, narra a experiência de um aluno que voltou aos estudos, após os cinquenta anos de idade e, concluiu, tanto o Ensino Fundamental, quanto o Ensino Médio graças a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva conhecer a história de um adulto e suas dificuldades até chegar à conclusão do ensino médio. A motivação para este estudo teve como foco principal, analisar possíveis problemáticas que ocasionam a não permanência do aluno da EJA em sala de aula, traduzida, muitas vezes, no âmbito da escola pública de “evasão escolar”. Optamos por uma metodologia qualitativa de natureza descritiva, cujo método utilizado constou de uma entrevista; o procedimento usado para a coleta de dados pôde ser realizada de forma presencial e, assim, se fez possível obter detalhes acerca da experiência vivida pelo entrevistado de maneira mais proveitosa, entendendo como ocorreu a interação do mesmo com colegas de turma, o incentivo que davam uns aos outros, o apoio do corpo docente e da gestão escolar que foram mister na trajetória vivida. Conclui-se, após a análise, dos dados pesquisados que a significação da experiência da EJA e a confirmação da importância da educação para o sujeito pesquisado é destaque dado a trajetória escolar construída, desde a conquista do direito à educação; o afeto, o incentivo dado pelos professores; a prática da gestão escolar democrática, que incentiva e contribui para permanência do aluno da EJA em sala de aula e que se transformou para o aluno, em uma nova idealização entre o Enem e o ensino superior.