Este trabalho apresenta o relato de uma experiência da realização de uma oficina sobre gênero na disciplina de Educação e Diversidade, do curso de Licenciatura em Matemática e Física do Centro de Educação e Saúde da UFCG, que foi realizada pelos monitores da disciplina. A proposta da oficina foi levar um recorte sobre as relações de gênero, os estereótipos e a discriminação contra a mulher. A oficina iniciou-se com um debate sobre a relação de gênero e a sociedade, onde os conceitos de orientação sexual, expressões de gênero e sexo biológico foram destacados. A história do movimento feminista e a origem do conceito de estereótipo foram pontos em que os participantes perceberam uma maior interação com a turma. Os alunos da disciplina de Educação e Diversidade também mostraram interesse sobre estratégias e metodologias que possibilitasse a abordagem do tema gênero na educação básica. A oficina atingiu o objetivo de socialização entre os indivíduos participantes (monitores e discentes) quanto ao recorte de gênero, e mesmo com pontos de vistas conflitantes conseguiram trocar experiências e reflexões quanto a importância de um aprofundamento dos conceitos envolvidos, onde a questão de gênero e estereótipos possam ser vistos como uma construção histórico-cultural e que está em constante construção social.