QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MARICÁ/ RJ: UM ESTUDO DO ICTIM SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNÍCIPIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97626 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3960 "inscrito_id" => 13406 "titulo" => "QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MARICÁ/ RJ: UM ESTUDO DO ICTIM SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNÍCIPIO" "resumo" => "O município de Maricá/RJ, nos últimos anos, tem se destacado em cenário nacional pelo desenvolvimento de políticas públicas que buscam a redução das desigualdades socioeconômicas. No ano de 2022, Maricá foi o município brasileiro que mais recebeu receitas dos royalties do petróleo. Em consoante a isso, a taxa de crescimento populacional do município ocorre de modo acelerado, tendo como atratividade melhores condições de vida, além de políticas públicas de inclusão social, como o Banco Comunitário Popular e a moeda social Mumbuca, fundamentais para renda básica municipal. Nesse contexto de desenvolvimento do município, este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da educação profissional e técnica de nível médio no município de Maricá, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, autarquia da Prefeitura Municipal de Maricá, criada, em 2019, como uma política pública de incentivo à inovação e a pesquisa tecnológica. A partir do debate de Minayo sobre as abordagens qualitativa e quantitativa como oposição ou complementaridade, entende-se a presente pesquisa como quali-quantitativa, cuja apresenta dados estatísticos oficiais da Prefeitura de Maricá, do governo estadual e federal, coletados através de endereços oficiais na internet, encontros presenciais ou via ligação telefónica, bem como uma análise do contexto social, histórico e cultural da oferta de cursos técnicos de nível médio em Maricá. Com esse estudo, é possível concluir que o percentual de cursos de educação profissional no município é menor que em municípios limítrofes como Niterói, Saquarema e Tanguá, o que traz à tona a importância da ampliação de vagas em cursos técnicos de nível médio em Maricá para atender às demandas oriundas do crescimento socioeconômico do município." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13406_TB3960_09062023005021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA SILVA QUIRINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DEBORA QUIRINO" "autor_email" => "deboraquirino_sg@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97626 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3960 "inscrito_id" => 13406 "titulo" => "QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MARICÁ/ RJ: UM ESTUDO DO ICTIM SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNÍCIPIO" "resumo" => "O município de Maricá/RJ, nos últimos anos, tem se destacado em cenário nacional pelo desenvolvimento de políticas públicas que buscam a redução das desigualdades socioeconômicas. No ano de 2022, Maricá foi o município brasileiro que mais recebeu receitas dos royalties do petróleo. Em consoante a isso, a taxa de crescimento populacional do município ocorre de modo acelerado, tendo como atratividade melhores condições de vida, além de políticas públicas de inclusão social, como o Banco Comunitário Popular e a moeda social Mumbuca, fundamentais para renda básica municipal. Nesse contexto de desenvolvimento do município, este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da educação profissional e técnica de nível médio no município de Maricá, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, autarquia da Prefeitura Municipal de Maricá, criada, em 2019, como uma política pública de incentivo à inovação e a pesquisa tecnológica. A partir do debate de Minayo sobre as abordagens qualitativa e quantitativa como oposição ou complementaridade, entende-se a presente pesquisa como quali-quantitativa, cuja apresenta dados estatísticos oficiais da Prefeitura de Maricá, do governo estadual e federal, coletados através de endereços oficiais na internet, encontros presenciais ou via ligação telefónica, bem como uma análise do contexto social, histórico e cultural da oferta de cursos técnicos de nível médio em Maricá. Com esse estudo, é possível concluir que o percentual de cursos de educação profissional no município é menor que em municípios limítrofes como Niterói, Saquarema e Tanguá, o que traz à tona a importância da ampliação de vagas em cursos técnicos de nível médio em Maricá para atender às demandas oriundas do crescimento socioeconômico do município." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13406_TB3960_09062023005021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA SILVA QUIRINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DEBORA QUIRINO" "autor_email" => "deboraquirino_sg@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }