Essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação da disciplina ensino religioso com a educação das crianças de religiões de matriz africana. Buscando investigar as contribuições trazidas pelas Constituições e Leis para o ensino religioso, como também averiguar como a criança de religiões de matriz africana se sente com essa disciplina. Tendo definido como objetivos específicos: identificar através da família, a existência da disciplina de ensino religioso no currículo pedagógico das escolas públicas de Picos; investigar o impacto da disciplina de ensino religioso na criança de religiões de matriz africana; verificar como é a relação entre os colegas para com a criança de religiões de matriz africana. A presente pesquisa fundamenta-se nas Constituições Federais, bem como nas Leis que tratam da disciplina de ensino religioso. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário, tendo um participante, que apresentou contribuições relevantes para a discussão do trabalho. Dessa forma as implicações trazidas nesta pesquisa apontam para a necessidade da escola de trazer cada vez mais o trato do diverso, assim como a temática do respeito. Conclui-se que a disciplina de ensino religioso quando ministrada com base no princípio da laicidade e no respeito, ela pode contribuir significativamente para a inclusão da criança de religião de matriz africana como também para o aprendizado da criança de crença diferente.