Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAKING DIGITAL LEARNING DEMOCRATIC: COMO AS TECNOLOGIAS DEMOCRATIZARAM O ACESSO AO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100759
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8212
    "inscrito_id" => 24058
    "titulo" => "MAKING DIGITAL LEARNING DEMOCRATIC: COMO AS TECNOLOGIAS DEMOCRATIZARAM O ACESSO AO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Durante o período da pandemia de COVID-19, os ambientes sociais principais envolvidos diretamente no ensino- aprendizagem, como a família, a escola e a sociedade, sofreram inúmeras alterações nesses processos. Com a finalidade de evitar comprometimentos com relação à aquisição do aprendizado, de forma a manter o interesse, o engajamento e a participação dos alunos, os docentes se viram desafiados às novas propostas educacionais - voltadas para os multiletramentos - que consideravam as tecnologias de comunicação e informação como essenciais para a elaboração, a abordagem e a aplicação das aulas nesse contexto, tornando-as mais acessíveis e práticas, já que poderiam ser acessadas de qualquer lugar, por qualquer pessoa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do ponto de vista docente, do processo de ensino de inglês em turmas iniciais de fundamental II, considerando a tecnologia de comunicação e informação como fator influenciador na aprendizagem durante o primeiro trimestre de 2023, período pós-pandêmico, em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que considerou como arcabouço teórico Alfred North Whitehead (1967), Douglas Brown (2007), Bill Cope (2012), Mary Kalantzis (2012), Lynn Mario Menezes de Souza (2011) e Simone Batista da Silva (2012), a pesquisa exploratória nos permitiu analisar do ponto de vista docente o que vem ocorrendo atualmente nas salas de aula durante as aulas de Inglês."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24058_TB8212_11122023232152.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILSON CESAR SCHENATO"
    "autor_nome_curto" => "VILSON"
    "autor_email" => "vil_son@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100759
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8212
    "inscrito_id" => 24058
    "titulo" => "MAKING DIGITAL LEARNING DEMOCRATIC: COMO AS TECNOLOGIAS DEMOCRATIZARAM O ACESSO AO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Durante o período da pandemia de COVID-19, os ambientes sociais principais envolvidos diretamente no ensino- aprendizagem, como a família, a escola e a sociedade, sofreram inúmeras alterações nesses processos. Com a finalidade de evitar comprometimentos com relação à aquisição do aprendizado, de forma a manter o interesse, o engajamento e a participação dos alunos, os docentes se viram desafiados às novas propostas educacionais - voltadas para os multiletramentos - que consideravam as tecnologias de comunicação e informação como essenciais para a elaboração, a abordagem e a aplicação das aulas nesse contexto, tornando-as mais acessíveis e práticas, já que poderiam ser acessadas de qualquer lugar, por qualquer pessoa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do ponto de vista docente, do processo de ensino de inglês em turmas iniciais de fundamental II, considerando a tecnologia de comunicação e informação como fator influenciador na aprendizagem durante o primeiro trimestre de 2023, período pós-pandêmico, em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que considerou como arcabouço teórico Alfred North Whitehead (1967), Douglas Brown (2007), Bill Cope (2012), Mary Kalantzis (2012), Lynn Mario Menezes de Souza (2011) e Simone Batista da Silva (2012), a pesquisa exploratória nos permitiu analisar do ponto de vista docente o que vem ocorrendo atualmente nas salas de aula durante as aulas de Inglês."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24058_TB8212_11122023232152.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILSON CESAR SCHENATO"
    "autor_nome_curto" => "VILSON"
    "autor_email" => "vil_son@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Durante o período da pandemia de COVID-19, os ambientes sociais principais envolvidos diretamente no ensino- aprendizagem, como a família, a escola e a sociedade, sofreram inúmeras alterações nesses processos. Com a finalidade de evitar comprometimentos com relação à aquisição do aprendizado, de forma a manter o interesse, o engajamento e a participação dos alunos, os docentes se viram desafiados às novas propostas educacionais - voltadas para os multiletramentos - que consideravam as tecnologias de comunicação e informação como essenciais para a elaboração, a abordagem e a aplicação das aulas nesse contexto, tornando-as mais acessíveis e práticas, já que poderiam ser acessadas de qualquer lugar, por qualquer pessoa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do ponto de vista docente, do processo de ensino de inglês em turmas iniciais de fundamental II, considerando a tecnologia de comunicação e informação como fator influenciador na aprendizagem durante o primeiro trimestre de 2023, período pós-pandêmico, em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que considerou como arcabouço teórico Alfred North Whitehead (1967), Douglas Brown (2007), Bill Cope (2012), Mary Kalantzis (2012), Lynn Mario Menezes de Souza (2011) e Simone Batista da Silva (2012), a pesquisa exploratória nos permitiu analisar do ponto de vista docente o que vem ocorrendo atualmente nas salas de aula durante as aulas de Inglês.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.