A residência pedagógica é um programa fornecido pelo órgão do governo federal do Brasil ligado ao Ministério da Educação (MEC):Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo é fomentar projetos institucionais implementados por instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, além disso, seu intuito também é o de fortalecer e aprofundar a formação teórico e prática dos estudantes de cursos de licenciatura, contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciados, valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. O presente artigo tem por finalidade apresentar as vivências da aluna do 7° período do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Macau no programa Residência pedagógica durante as etapas: 1 na qual é realizado a caracterização da escola-campo dos residentes e a etapa 2 que ocorre a observação e monitoria em sala de aula da turma dos residentes. E foram etapas marcadas por uma série de acontecimentos que possibilitou crescimento, desenvolvimento acadêmico e pessoal. Houve tour de caracterização da escola-campo, formações essenciais para o desenvolvimento dos residentes, participação em semana pedagógica, curso de modelagem 3D, reuniões semanais de orientações, elaboração de planos de aula, observação das aulas na turma, produção de um modelo didático envolvendo conteúdos de biologia molecular, elaboração de atividade criativa na ferramenta power point, participação na Semana do meio ambiente da costa potiguar como monitores, evento que ocorre todo ano na escola-campo, tudo que enriquece o currículo, promove o ganho de experiência e permite a vivência de um professor.