Trata-se de recorte da dissertação de mestrado que versou sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Ensino Regular. A Deficiência Intelectual é caracterizada por manifestações antes dos dezoito anos, incluindo limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, apresentando déficits funcionais e intelectuais, com significativo comprometimento, ainda, nos domínios conceitual, social, prático e adaptativo (AADID, 2010; DSMV-5, 2014). Objetivou-se demonstrar como ocorreu o processo de inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, com o acesso à educação formal e ao ensino de forma sistematizada em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à análise documental e bibliográfica. Pesquisa de natureza qualitativa, evidenciou que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e chegou para acolher e atender aos alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade, ao passo que também representa um desafio de dimensões e proporções significativas para os professores, dadas as limitações de sua formação acadêmica, bem como as exigências que a inclusão requer, como um sensível acompanhamento, com uma pedagogia diferenciada que poderá contemplar as peculiaridades desse alunado, pois, cada sujeito é único, com necessidades e potencialidades próprias que devem ser considerados em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.