Enquanto espaço de afirmação de sua identidade, os povos indígenas tem no cenário educacional ferramentas a serem utilizadas para lutar e reforçar seus ideais, tomando a frente dos embates que se travam entre a educação que eles (povos indígenas) querem e a educação que os outros (não indígenas) pensam que eles querem. O estudo objetivou analisar como o PPP (Projeto Político Pedagógico) serve como instrumento de reafirmação da identidade do povo indígena Waiwai, tendo como lócus de pesquisa a escola da Aldeia Mapuera. Tal investigação baseia-se inicialmente em uma pesquisa bibliográfica e documental, contemplando ainda a voz empírica e profissional dos atores envolvidos no desenvolvimento do PPP na referida escola. Em relação aos resultados obtidos, destacamos os desafios em construir um PPP com todos os atores envolvidos na educação na aldeia, mostrando a todos que tal instrumento reafirma os costumes, crenças e a cultura local, definindo que cidadão querem formar para o futuro do povo Waiwai e que prime em atender às necessidades da comunidade onde a escola está inserida, dando voz aos anseios deste povo e reforçando uma educação indígena para indígenas, de acordo com suas especificidades, haja vista encontrarmos em nosso país diversas etnias e cada uma com suas singularidades.