O presente artigo intitulado “A influência dos materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de crianças na primeira infância”, destaca a relevância do uso desses materiais lúdicos-pedagógicos como agente facilitadores no processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos e alunas que são público alvo da educação infantil. Através dos jogos, atividades e recursos lúdicos diversos, as crianças desenvolvem suas potencialidades cognitivas, criando sequências lógicas e estimulando a criatividade, a imaginação, a quebra do egocentrismo, e etc. Usando os escritos de Kishimoto (1994), Piaget (1971) e Vygotsky (1987) entre outros, faremos uma reflexão de como os materiais pedagógicos influenciam as diversas potencialidades infantis. Também realizamos pesquisas em sites como: Google Acadêmico, Scielo, e a Biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além disso, recorremos a pesquisa documental, buscando analisar as políticas públicas educacionais, explorando documentos tais como: O estatuto da criança e do adolescente (ECA) e Constituição federal (1988). Conjuntamente recorremos as explicações da BNCC (2018) onde através da mesma, é possível compreender que esses materiais proporcionam momentos de aprendizagem significativa, criativa, multissensorial, contextualizada, entre outros fatores de extrema importância para a processo educativo. A utilização dos recursos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem na primeira infância, propícia as crianças a extensão das suas perspectivas ou seja dos seus conhecimentos. Para tanto, destacamos a relevância deste trabalho para compreendermos os processos de ensino-aprendizagem na primeira infância relacionados a utilização dos materiais pedagógicos em sala de aula.