Esse trabalho foi elaborado a partir da vivência dos discentes no componente curricular Estágio Básico II, na Universidade Estadual da Paraíba, a partir da ênfase em Desenvolvimento Humano e Processos Educativos, com atuação no quinto ano do Ensino Fundamental I em uma escola privada da cidade de Campina Grande. A partir das observações e intervenções realizadas, espera-se incentivar discussões e problematizações acerca das questões pertinentes no contexto escolar. Sendo assim, os objetivos consistem em conhecer as reais necessidades dos alunos através da observação e da escuta ativa durante as intervenções, explicitar a importância de tornar os estudantes protagonistas nas escolhas das atividades e das temáticas a serem trabalhadas, para posteriormente, sob a perspectiva da Psicologia Educacional e Escolar, elaborar vivências que contribuam para a resolução de conflitos presentes, além de incentivar as potencialidades individuais e coletivas percebidas na turma. Sabe-se que, além da família, a escola é uma das primeiras instituições em que o indivíduo é inserido após o nascimento, sendo um ambiente fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que serão úteis no decorrer da vida. Através das atividades realizadas pelos estagiários e estagiárias, notou-se a necessidade de trabalhar temáticas como combate ao bullying, o papel de cada estudante para garantir um ambiente escolar seguro para todos e a importância de reconhecer e elaborar afetos a partir de um debate acerca das linguagens do amor e das emoções. Para isso, o grupo realizou dois encontros de observações e duas intervenções na série em questão a fim de contribuir com o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Ao fim, pôde-se perceber a melhora na comunicação entre os alunos, uma evolução no reconhecimento do bullying e a presença de atitudes gentis para garantir a segurança escolar.