Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCON NA ESCOLA: UM PROJETO EDUCACIONAL SOBRE DIREITOS, ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96225
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 8979
    "titulo" => "PROCON NA ESCOLA: UM PROJETO EDUCACIONAL SOBRE DIREITOS, ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE."
    "resumo" => "A educação é um direito social inalienável, sendo, portanto, dever do Estado sua garantia, tendo por finalidade a preparação dos cidadãos para exercerem sua cidadania de forma ativa e consciente. Dentro desta lógica, em razão da formatação sistêmica de cunho capitalista presente na sociedade, o debate sobre o consumo se faz imprescindível. Por se debruçar sobre tal temática, o projeto Procon na Escola foi desenvolvido com o intuito de contemplar o fomento desta discussão em âmbito escolar, usando como pilares centrais o currículo formal, em destaque a Base Nacional Comum Curricular, e literatura especializada, pautando-se ainda, nos ODS e sua Agenda para 2030, deliberados pela ONU. As ações foram pensadas com adequação didático metodológica em conformidade com cada segmento da etapa básica de educação, visando proporcionar reflexões sobre Educação Financeira, Consumo Consciente e Sustentável, internalizando de forma lúdica conceitos elaborados como a Obsolescência Programada, naturalizando-os e concebendo-os através de diversas atividades pedagógicas. Promover um pensamento crítico sobre diferentes abordagens econômicas, introduzindo concepções como a Economia Circular e a Economia Solidária, aspiram estancar minimamente os impactos socioeconômicos de um sistema instável e fadado ao colapso. Não obstante, o foco do projeto encontra-se igualmente na conscientização dos direitos e responsabilidades legais presentes nas relações de consumo, visto que o reconhecimento de direitos assegura uma menor vulnerabilidade. Abrangendo todo o município de Juiz de Fora, em zonas urbanas e rurais, o projeto já apresenta expressivos resultados numéricos e progressivo aumento nas requisições de escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Com mais de 6 anos de duração, a realização dessas ações funcionam não só como uma semeadura para tal reflexão crítica se propagar de forma encadeada, como também uma provocação para possivelmente se culminar em um trabalho permanente, envolvendo toda comunidade escolar. Revelando assim, consequentemente, resultados econômicos e sociais à níveis micro e macro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8979_TB2072_09112023162014.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA MENDES DE OLIVEIRA MEIRELLES"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiolaprocon@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96225
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 8979
    "titulo" => "PROCON NA ESCOLA: UM PROJETO EDUCACIONAL SOBRE DIREITOS, ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE."
    "resumo" => "A educação é um direito social inalienável, sendo, portanto, dever do Estado sua garantia, tendo por finalidade a preparação dos cidadãos para exercerem sua cidadania de forma ativa e consciente. Dentro desta lógica, em razão da formatação sistêmica de cunho capitalista presente na sociedade, o debate sobre o consumo se faz imprescindível. Por se debruçar sobre tal temática, o projeto Procon na Escola foi desenvolvido com o intuito de contemplar o fomento desta discussão em âmbito escolar, usando como pilares centrais o currículo formal, em destaque a Base Nacional Comum Curricular, e literatura especializada, pautando-se ainda, nos ODS e sua Agenda para 2030, deliberados pela ONU. As ações foram pensadas com adequação didático metodológica em conformidade com cada segmento da etapa básica de educação, visando proporcionar reflexões sobre Educação Financeira, Consumo Consciente e Sustentável, internalizando de forma lúdica conceitos elaborados como a Obsolescência Programada, naturalizando-os e concebendo-os através de diversas atividades pedagógicas. Promover um pensamento crítico sobre diferentes abordagens econômicas, introduzindo concepções como a Economia Circular e a Economia Solidária, aspiram estancar minimamente os impactos socioeconômicos de um sistema instável e fadado ao colapso. Não obstante, o foco do projeto encontra-se igualmente na conscientização dos direitos e responsabilidades legais presentes nas relações de consumo, visto que o reconhecimento de direitos assegura uma menor vulnerabilidade. Abrangendo todo o município de Juiz de Fora, em zonas urbanas e rurais, o projeto já apresenta expressivos resultados numéricos e progressivo aumento nas requisições de escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Com mais de 6 anos de duração, a realização dessas ações funcionam não só como uma semeadura para tal reflexão crítica se propagar de forma encadeada, como também uma provocação para possivelmente se culminar em um trabalho permanente, envolvendo toda comunidade escolar. Revelando assim, consequentemente, resultados econômicos e sociais à níveis micro e macro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8979_TB2072_09112023162014.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA MENDES DE OLIVEIRA MEIRELLES"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiolaprocon@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação é um direito social inalienável, sendo, portanto, dever do Estado sua garantia, tendo por finalidade a preparação dos cidadãos para exercerem sua cidadania de forma ativa e consciente. Dentro desta lógica, em razão da formatação sistêmica de cunho capitalista presente na sociedade, o debate sobre o consumo se faz imprescindível. Por se debruçar sobre tal temática, o projeto Procon na Escola foi desenvolvido com o intuito de contemplar o fomento desta discussão em âmbito escolar, usando como pilares centrais o currículo formal, em destaque a Base Nacional Comum Curricular, e literatura especializada, pautando-se ainda, nos ODS e sua Agenda para 2030, deliberados pela ONU. As ações foram pensadas com adequação didático metodológica em conformidade com cada segmento da etapa básica de educação, visando proporcionar reflexões sobre Educação Financeira, Consumo Consciente e Sustentável, internalizando de forma lúdica conceitos elaborados como a Obsolescência Programada, naturalizando-os e concebendo-os através de diversas atividades pedagógicas. Promover um pensamento crítico sobre diferentes abordagens econômicas, introduzindo concepções como a Economia Circular e a Economia Solidária, aspiram estancar minimamente os impactos socioeconômicos de um sistema instável e fadado ao colapso. Não obstante, o foco do projeto encontra-se igualmente na conscientização dos direitos e responsabilidades legais presentes nas relações de consumo, visto que o reconhecimento de direitos assegura uma menor vulnerabilidade. Abrangendo todo o município de Juiz de Fora, em zonas urbanas e rurais, o projeto já apresenta expressivos resultados numéricos e progressivo aumento nas requisições de escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Com mais de 6 anos de duração, a realização dessas ações funcionam não só como uma semeadura para tal reflexão crítica se propagar de forma encadeada, como também uma provocação para possivelmente se culminar em um trabalho permanente, envolvendo toda comunidade escolar. Revelando assim, consequentemente, resultados econômicos e sociais à níveis micro e macro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.