Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa ELOS, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é analisar as pesquisas desenvolvidas em Dissertações e Teses nos últimos cinco anos acerca das Políticas Públicas Educacionais que versam sobre a iniciação científica, considerando o fomento da Ciência na Educação Básica. Adotou-se a abordagem qualitativa pautada nas pesquisas do estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014). Para a realização do estado do conhecimento optou-se pelo repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT). Os descritores utilizados com o objetivo de promover a identificação dos estudos desenvolvidos entre o período de 2018 a 2023 foram: Políticas Públicas Educacionais + Iniciação Científica + Iniciação Científica na Educação Básica. Foram identificados dezesseis trabalhos. No entanto, após a categorização e análise verificou-se que apenas um trabalho versa sobre a temática pesquisada (BARCELOS, 2020). Houve a necessidade de ajuste dos descritores: Iniciação Científica na Educação Básica + Iniciação Científica Júnior. O repositório apresentou 25 trabalhos. Apenas três trabalhos atendiam a temática ou período estipulado (SILVA, 2021; MELO, 2022; SILVEIRA, 2018). Em síntese, os trabalhos destacam o quanto a Iniciação Científica desde a Educação Básica favorece o pensamento autônomo e científico. No entanto, a desvalorização da Ciência nos últimos anos, evidenciada inclusive na falta de reajuste das bolsas dos jovens cientistas e dos professores pesquisadores que os orientam, impactou negativamente no interesse dos jovens pesquisadores. A implementação de Políticas Públicas Educacionais pautadas por Programas de Iniciação Científica não será suficiente se as diretrizes curriculares da Educação Básica não forem fomentadas no cotidiano escolar. O estímulo do conhecimento científico perpassa pela adoção de um sistema de bolsas, assim como pela construção de uma cultura escolar básica em prol da Ciência.