Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO CADERNO DE CONTEÚDO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Caderno de conteúdo é um recurso de pesquisa que tem demonstrado viabilidade na coleta de dados de pesquisas que apresentam como objeto de estudo as concepções ou as representações sociais sobre algum fato ou fenômeno, principalmente em pesquisas qualitativas. Nesta perspectiva, o presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do caderno de conteúdo utilizado como procedimento para coleta, análise e sistematização de dados. Para isso, descrevem-se todas as etapas de produção, utilização e análise do caderno, procedimento que foi usado para coleta de dados de uma tese de doutoramento que teve como objetivo analisar as concepções de docentes e intérpretes de Libras acerca da avaliação da aprendizagem de estudantes surdos. Como resultados destaca-se que as contribuições do caderno de conteúdo vão para além de um documento para descrição da etapa de coleta de dados para contribuir efetivamente na análise e intepretação dos dados, pois possibilita ao pesquisador reprogramar sua coleta de dados; validar as informações fornecidas pelo entrevistado; permite reformular os conteúdos transcritos durante a entrevista e ainda enriquecer as informações fornecidas anteriormente. Portanto, considera-se que com a utilização do caderno de conteúdo é possível ampliar as informações à medida que são realizadas as intervenções, possibilitando ao entrevistado refletir sobre suas respostas.

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