O desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, especialmente àquelas que ocorrem em espaços naturais, torna-se um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o investimento na formação continuada de docentes com vistas à Educação Ambiental (EA) voltada a espaços não escolares torna-se cada vez mais relevante. Por meio dessas ações, os docentes podem se fortalecerem didático-pedagogicamente para proporem atividades passíveis de desenvolverem conhecimentos de modo mais concreto e sistematizado aos estudantes. Desse modo, para que EA seja efetive, é fundamental que docentes estejam habilitados a abordar conceitos e saberes ecológicos, bem como desenvolver tais atividades junto aos estudantes fora das salas de aula. Dentre estes espaços, estão os Geoparques, definidos pela UNESCO como territórios de preservação, divulgação científica e desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi realizada uma saída de campo numa perspectiva de turismo pedagógico com professores que atuam no território do Geoparque Quarta Colônia. Tendo isto em vista, objetiva-se neste estudo de abordagem qualitativa analisar a atividade de turismo pedagógico acerca da EA em um espaço não escolar no Geoparque Quarta Colônia. Nesta atividade, os docentes foram orientados a atentarem por saberes que envolvem a biodiversidade, geodiversidade e sociodiversidade do local de estudo. Dentre os aspectos observados, pelos docentes pode-se citar elementos da biodiversidade da fauna e flora local; elementos da geodiversidade como características do solo, subsolo, clima, relevo, presença da água e de fósseis e sociodiversidade como origem e patrimônio cultural dos povos que compõem a região. Também, os docentes foram sensiblizados a respeito de quais atividades eles poderiam realizar com seus educandos, para o desenvolvimento da EA naquele território, bem como refletirem acerca da gestão didático-pedagógica para desenvolver atividades em espaços não escolares.