Este artigo constitui em um fragmento de um estudo que se caracteriza pelas ações decorrentes do projeto de pesquisa intitulado “Perfil do docente que ensina matemática na Região Potengi”. Tal investigação, emergiu da necessidade de oportunizar o conhecimento das rotinas de trabalho, o envolvimento dos profissionais com ações que ultrapassam a sala de aula, além das perspectivas quanto a formação continuada. Assim, direcionamos a nossa atenção uma abordagem qualitativa, com vistas a mapear as escolas que compõem a Região Potengi e na sequência fosse possível a identificação dos docentes que atuam nesses ambientes escolares. Após esse primeiro momento, realizamos uma pesquisa na plataforma lates, de modo a coletar informações dos currículos desses profissionais para a composição dos perfis assumidos por cada um. Tal investigação não tem prerrogativas de expor uma análise ou julgamento de práticas, nem o alarde de problemas enfrentados por estes docentes, mas de organizar ações de formação continuada que possam corroborar para o desenvolvimento de outras práticas educativas, além de oportunizar uma unificação entre as esferas de Educação dos nove municípios.