Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REGIÃO POTENGI: UM ESTUDO NOS CURRÍCULOS LATTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95780
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1494
    "inscrito_id" => 12187
    "titulo" => "PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REGIÃO POTENGI: UM ESTUDO NOS CURRÍCULOS LATTES"
    "resumo" => "Este artigo constitui em um fragmento de um estudo que se caracteriza pelas ações decorrentes do projeto de pesquisa intitulado “Perfil do docente que ensina matemática na Região Potengi”. Tal investigação, emergiu da necessidade de oportunizar o conhecimento das rotinas de trabalho, o envolvimento dos profissionais com ações que ultrapassam a sala de aula, além das perspectivas quanto a formação continuada. Assim, direcionamos a nossa atenção uma abordagem qualitativa, com vistas a mapear as escolas que compõem a Região Potengi e na sequência fosse possível a identificação dos docentes que atuam nesses ambientes escolares. Após esse primeiro momento, realizamos uma pesquisa na plataforma lates, de modo a coletar informações dos currículos desses profissionais para a composição dos perfis assumidos por cada um. Tal investigação não tem prerrogativas de expor uma análise ou julgamento de práticas, nem o alarde de problemas enfrentados por estes docentes, mas de organizar ações de formação continuada que possam corroborar para o desenvolvimento de outras práticas educativas, além de oportunizar uma unificação entre as esferas de Educação dos nove municípios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65f0a0763bd42_12032024153534.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-03-12 15:35:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYDSON JOSE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEYDSON"
    "autor_email" => "jose.leydson@escolar.ifrn"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95780
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1494
    "inscrito_id" => 12187
    "titulo" => "PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REGIÃO POTENGI: UM ESTUDO NOS CURRÍCULOS LATTES"
    "resumo" => "Este artigo constitui em um fragmento de um estudo que se caracteriza pelas ações decorrentes do projeto de pesquisa intitulado “Perfil do docente que ensina matemática na Região Potengi”. Tal investigação, emergiu da necessidade de oportunizar o conhecimento das rotinas de trabalho, o envolvimento dos profissionais com ações que ultrapassam a sala de aula, além das perspectivas quanto a formação continuada. Assim, direcionamos a nossa atenção uma abordagem qualitativa, com vistas a mapear as escolas que compõem a Região Potengi e na sequência fosse possível a identificação dos docentes que atuam nesses ambientes escolares. Após esse primeiro momento, realizamos uma pesquisa na plataforma lates, de modo a coletar informações dos currículos desses profissionais para a composição dos perfis assumidos por cada um. Tal investigação não tem prerrogativas de expor uma análise ou julgamento de práticas, nem o alarde de problemas enfrentados por estes docentes, mas de organizar ações de formação continuada que possam corroborar para o desenvolvimento de outras práticas educativas, além de oportunizar uma unificação entre as esferas de Educação dos nove municípios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65f0a0763bd42_12032024153534.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-03-12 15:35:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYDSON JOSE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEYDSON"
    "autor_email" => "jose.leydson@escolar.ifrn"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo constitui em um fragmento de um estudo que se caracteriza pelas ações decorrentes do projeto de pesquisa intitulado “Perfil do docente que ensina matemática na Região Potengi”. Tal investigação, emergiu da necessidade de oportunizar o conhecimento das rotinas de trabalho, o envolvimento dos profissionais com ações que ultrapassam a sala de aula, além das perspectivas quanto a formação continuada. Assim, direcionamos a nossa atenção uma abordagem qualitativa, com vistas a mapear as escolas que compõem a Região Potengi e na sequência fosse possível a identificação dos docentes que atuam nesses ambientes escolares. Após esse primeiro momento, realizamos uma pesquisa na plataforma lates, de modo a coletar informações dos currículos desses profissionais para a composição dos perfis assumidos por cada um. Tal investigação não tem prerrogativas de expor uma análise ou julgamento de práticas, nem o alarde de problemas enfrentados por estes docentes, mas de organizar ações de formação continuada que possam corroborar para o desenvolvimento de outras práticas educativas, além de oportunizar uma unificação entre as esferas de Educação dos nove municípios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.