O campo de estudo das Ciências Biológicas apresenta-se como uma área composta nomenclaturas, conceitos e processos biológicos complexos que muitas vezes não podem ser visualizados sem auxílio de microscópio, dessa forma, as vezes é necessário derivar do abstrato para materializá-lo na prática pedagógica. Neste contexto, este artigo apresenta como finalidade identificar a percepções dos estudantes sobre o uso de mapas mentais como recurso didático-pedagógico no Ensino de Biologia. O estudo de caso desenvolveu-se em uma escola pública, localizada no município de Brejo Santos, Ceará – Brasil, desse modo, apresenta-se como do tipo descritiva e exploratória. Cabe destacar que se utilizou a aplicação do questionário semiestruturado como técnica para obtenção da percepção dos estudantes. Confere-se que a confecção de mapas mentais na disciplina de biologia possibilitou uma formação contínua qualitativa articulada entre o saber científico e o saber pedagógico. Confere-se que os mapas mentais permitem um bom desenvolvimento e entendimento do conteúdo/assunto estudado, tornando a compreensão e a construção do conhecimento criativo e, ainda, ajuda a explorar as abordagens de ensino de modo que oportuniza o(a) professor(a) compreender o nível de compreensão e desenvolvimento do(a) estudante. Desse modo, é possível constatar potencialidades no uso de mapas mentais na disciplina de Biologia como a compreensão de conceitos dentro de uma perspectiva de alfabetização biológica multidimensional. Em síntese, os mapas mentais configuram-se como recurso didático-pedagógico que serve tanto como ferramenta de estudo como de revisão e fixação.