ETNOBOTÂNICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9937 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "ETNOBOTÂNICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Durante anos o ensino de Botânica limitou-se ao ensino bancário, onde os professores não relacionam o assunto aplicado em sala de aula ao cotidiano do aluno, e por sua vez o aluno não consegue interagir. Para transforma esta realidade os professores têm que propor e submeter-se a uma ideia inovadora de ensino, como uma forma de conseguir aulas mais dinâmicas e promover uma aprendizagem com maior qualidade e aplicável ao cotidiano (ALVES, 2014). O professor deve assumir o compromisso de desenvolver aulas dinâmicas que coloque o aluno em contato com objeto de estudo, incentivando o aluno a ter a percepção que o conteúdo está inserido em sua vida cotidiana. Partindo deste pressuposto, o ensino de botânica pode facilmente ser vinculado ao cotidiano do aluno, promovendo aulas contextualizadas e participativas. Para tanta, é de fundamental importância a relação da botânica com o cotidiano do estudante. Assim, a etnobotânica pode ser uma ferramenta poderosa, pois segundo Ford (1978), a etnobotânica tem sido definida como “o estudo das inter-relações diretas entre seres humanos e plantas”. O presente trabalho teve o objetivo de utilizar plantas medicinais para realização de práticas pedagógicas como forma de promover o ensino de Botânica de maneira contextualizada. Como prática do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), iniciamos o planejamento da ação com uma sondagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiróz. Com o objetivo de sondar o conhecimento prévio do alunado sobre Botânica e plantas medicinais, elaboramos um questionário com questões do tipo aberta e fechada. Foi exposto um vídeo que sobre o Reino Plante e as plantas medicinais. No decorrer da aula os exemplares dos componentes do reino plantae eram apresentados e os estudantes realizavam observações. Entre as plantas observadas estão Briófitas e Pteridófitas, coletadas na própria escola, e Gimnospermas e Angiospermas observadas nas calçadas e jardins do bairro. A sala foi dívida em grupos, e os estudantes saíram para coletar plantas medicinais na área da escola, que possui algumas espécies. Após a coleta prensaram as amostras e colocaram para secar. Prosseguindo a ação, foi realizada a montagem e classificação das espécies coletadas de acordo com as normas de classificação biológica. Para a classificação dos exemplares, os estudantes puderam fazer uso da internet no celular. Para o uso do celular em sala de aula foi solicitado uma autorização da diretora. A escola possui rede de distribuição de sinal de internet wi-fi, o que contribui para a pesquisa e para o uso da tecnologia na aula. Esta prática, ainda tímida, mostra que é possível agregar as tecnologias disponíveis aos estudantes às aulas. Os alunos verbalizaram a aprovação da inserção de plantas medicinais nas aulas de botânica. Incentivo para desenvolver sempre aulas dinâmicas e contextualizadas, visualizando assim que o docente tem uma missão a cada dia, e esta missão é promover estratégias didáticas passando o conteúdo de forma que auxilie aluno a ler o mundo a partir da teoria abordada em sala de aula e fugir de aulas monótonas e do ensino bancário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PLANTAS MEDICINAIS, ETNOBOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_10_2014_23_43_10_idinscrito_438_9513580e204bbd9c98fa8dc32f224852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOARA ALVES" "autor_email" => "joaracg2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9937 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "ETNOBOTÂNICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Durante anos o ensino de Botânica limitou-se ao ensino bancário, onde os professores não relacionam o assunto aplicado em sala de aula ao cotidiano do aluno, e por sua vez o aluno não consegue interagir. Para transforma esta realidade os professores têm que propor e submeter-se a uma ideia inovadora de ensino, como uma forma de conseguir aulas mais dinâmicas e promover uma aprendizagem com maior qualidade e aplicável ao cotidiano (ALVES, 2014). O professor deve assumir o compromisso de desenvolver aulas dinâmicas que coloque o aluno em contato com objeto de estudo, incentivando o aluno a ter a percepção que o conteúdo está inserido em sua vida cotidiana. Partindo deste pressuposto, o ensino de botânica pode facilmente ser vinculado ao cotidiano do aluno, promovendo aulas contextualizadas e participativas. Para tanta, é de fundamental importância a relação da botânica com o cotidiano do estudante. Assim, a etnobotânica pode ser uma ferramenta poderosa, pois segundo Ford (1978), a etnobotânica tem sido definida como “o estudo das inter-relações diretas entre seres humanos e plantas”. O presente trabalho teve o objetivo de utilizar plantas medicinais para realização de práticas pedagógicas como forma de promover o ensino de Botânica de maneira contextualizada. Como prática do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), iniciamos o planejamento da ação com uma sondagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiróz. Com o objetivo de sondar o conhecimento prévio do alunado sobre Botânica e plantas medicinais, elaboramos um questionário com questões do tipo aberta e fechada. Foi exposto um vídeo que sobre o Reino Plante e as plantas medicinais. No decorrer da aula os exemplares dos componentes do reino plantae eram apresentados e os estudantes realizavam observações. Entre as plantas observadas estão Briófitas e Pteridófitas, coletadas na própria escola, e Gimnospermas e Angiospermas observadas nas calçadas e jardins do bairro. A sala foi dívida em grupos, e os estudantes saíram para coletar plantas medicinais na área da escola, que possui algumas espécies. Após a coleta prensaram as amostras e colocaram para secar. Prosseguindo a ação, foi realizada a montagem e classificação das espécies coletadas de acordo com as normas de classificação biológica. Para a classificação dos exemplares, os estudantes puderam fazer uso da internet no celular. Para o uso do celular em sala de aula foi solicitado uma autorização da diretora. A escola possui rede de distribuição de sinal de internet wi-fi, o que contribui para a pesquisa e para o uso da tecnologia na aula. Esta prática, ainda tímida, mostra que é possível agregar as tecnologias disponíveis aos estudantes às aulas. Os alunos verbalizaram a aprovação da inserção de plantas medicinais nas aulas de botânica. Incentivo para desenvolver sempre aulas dinâmicas e contextualizadas, visualizando assim que o docente tem uma missão a cada dia, e esta missão é promover estratégias didáticas passando o conteúdo de forma que auxilie aluno a ler o mundo a partir da teoria abordada em sala de aula e fugir de aulas monótonas e do ensino bancário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PLANTAS MEDICINAIS, ETNOBOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_10_2014_23_43_10_idinscrito_438_9513580e204bbd9c98fa8dc32f224852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOARA ALVES" "autor_email" => "joaracg2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }