RESUMO: Os estudos linguísticos assumiram inúmeros avanços. Contudo, ainda são constatáveis os equívocos com relação ao ensino de gramática. Diante deste cenário, objetivou-se mostrar caminhos possíveis para a abordagem de novas concepções gramaticais. A referir, a gramática interacionista, que está voltada para as questões usuais da língua. Para alcançar tais objetivos utilizou-se o método de cunho exploratório. Método este que foi disponibilizado através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras na Universidade Estadual da Paraíba. Vale acrescentar ainda, que o presente estudo tem como aportes teóricos Antunes (2007), que defende o ensino de um novo modelo de gramática capaz de ultrapassar os limites impostos pela gramática normativa, voltando-se para uma gramática mais contextualizada. Possenti (1996) que também faz uma abordagem acerca do ensino de uma gramática preocupada com os contextos usuais da língua. Travaglia (2007) que discursa sobre as três diferentes concepções de gramática, a citar Gramática internalizada, gramática descritiva e gramática normativa, a mostrar assim as implicâncias que a escolha de uma em detrimento de outra acarreta para o ensino de LP e Ricardo (2004) que contribuem com o aperfeiçoamento docente, através dos estudos sociolinguísticos. Constatou-se que se faz importante o ensino de uma gramática que esteja engajada com os valores sociais dos seus indivíduos. Pois, a partir dos estudos teóricos disponibilizados pela disciplina de Estágio Supervisionado I, pudemos constatar o quão é importante à escolha do profissional acerca das perspectivas gramaticais, pois esta escolha implicará na forma como o ensino de LP será direcionado ao longo da jornada letiva.PALAVRAS-CHAVES: Gramática interacionista. Ensino. Língua.