Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID/UEPB

Palavra-chaves: PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, XADREZ Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10088
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 366
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => "O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID/UEPB"
    "resumo" => "A Educação Física escolar abrange conteúdos que colaboram para o desenvolvimento da criança em outras disciplinas, dentre eles encontramos os jogos, que estão inseridos na cultura corporal e obedecem aos requisitos configurados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O Jogo propicia de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. Advindo da Ásia e logo depois difundido ao mundo, como o “rei dos jogos,” O xadrez que é praticado da mesma forma em qualquer país com suas regras universais. Segundo SÁ (2004), o xadrez se mostra uma opção econômica e eficaz, capaz de estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócios-afetivas, como disciplina, atenção, criatividade e organização. Partindo desse pressuposto observamos através da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas aulas de Educação Física do 6º ano “B” da E.E.E.M.F Félix Araújo com o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor do programa e outro professor da disciplina Educação Física atuante na escola de ensino fundamental e médio) com o objetivo de identificar a interdisciplinaridade ocasionada pelo processo de ensino do jogo de xadrez nas aulas de educação física como também sua contribuição para o desenvolvimento escolar do aluno. Ao longo do processo, constatamos que o xadrez é um excelente instrumento/meio para se trabalhar a interdisciplinaridade como também os aspectos cognitivos e sociais dos discentes nas aulas de Educação Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, XADREZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_11_44_07_idinscrito_559_18e5ed65d66dcc2d8019de09cda5aac6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA  SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA SOUZA"
    "autor_email" => "souza.p.s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10088
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 366
    "inscrito_id" => 559
    "titulo" => "O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID/UEPB"
    "resumo" => "A Educação Física escolar abrange conteúdos que colaboram para o desenvolvimento da criança em outras disciplinas, dentre eles encontramos os jogos, que estão inseridos na cultura corporal e obedecem aos requisitos configurados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O Jogo propicia de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. Advindo da Ásia e logo depois difundido ao mundo, como o “rei dos jogos,” O xadrez que é praticado da mesma forma em qualquer país com suas regras universais. Segundo SÁ (2004), o xadrez se mostra uma opção econômica e eficaz, capaz de estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócios-afetivas, como disciplina, atenção, criatividade e organização. Partindo desse pressuposto observamos através da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas aulas de Educação Física do 6º ano “B” da E.E.E.M.F Félix Araújo com o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor do programa e outro professor da disciplina Educação Física atuante na escola de ensino fundamental e médio) com o objetivo de identificar a interdisciplinaridade ocasionada pelo processo de ensino do jogo de xadrez nas aulas de educação física como também sua contribuição para o desenvolvimento escolar do aluno. Ao longo do processo, constatamos que o xadrez é um excelente instrumento/meio para se trabalhar a interdisciplinaridade como também os aspectos cognitivos e sociais dos discentes nas aulas de Educação Física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, XADREZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_11_44_07_idinscrito_559_18e5ed65d66dcc2d8019de09cda5aac6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA  SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA SOUZA"
    "autor_email" => "souza.p.s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A Educação Física escolar abrange conteúdos que colaboram para o desenvolvimento da criança em outras disciplinas, dentre eles encontramos os jogos, que estão inseridos na cultura corporal e obedecem aos requisitos configurados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O Jogo propicia de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. Advindo da Ásia e logo depois difundido ao mundo, como o “rei dos jogos,” O xadrez que é praticado da mesma forma em qualquer país com suas regras universais. Segundo SÁ (2004), o xadrez se mostra uma opção econômica e eficaz, capaz de estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócios-afetivas, como disciplina, atenção, criatividade e organização. Partindo desse pressuposto observamos através da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas aulas de Educação Física do 6º ano “B” da E.E.E.M.F Félix Araújo com o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor do programa e outro professor da disciplina Educação Física atuante na escola de ensino fundamental e médio) com o objetivo de identificar a interdisciplinaridade ocasionada pelo processo de ensino do jogo de xadrez nas aulas de educação física como também sua contribuição para o desenvolvimento escolar do aluno. Ao longo do processo, constatamos que o xadrez é um excelente instrumento/meio para se trabalhar a interdisciplinaridade como também os aspectos cognitivos e sociais dos discentes nas aulas de Educação Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.