A Educação Física escolar abrange conteúdos que colaboram para o desenvolvimento da criança em outras disciplinas, dentre eles encontramos os jogos, que estão inseridos na cultura corporal e obedecem aos requisitos configurados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O Jogo propicia de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. Advindo da Ásia e logo depois difundido ao mundo, como o “rei dos jogos,” O xadrez que é praticado da mesma forma em qualquer país com suas regras universais. Segundo SÁ (2004), o xadrez se mostra uma opção econômica e eficaz, capaz de estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócios-afetivas, como disciplina, atenção, criatividade e organização. Partindo desse pressuposto observamos através da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas aulas de Educação Física do 6º ano “B” da E.E.E.M.F Félix Araújo com o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor do programa e outro professor da disciplina Educação Física atuante na escola de ensino fundamental e médio) com o objetivo de identificar a interdisciplinaridade ocasionada pelo processo de ensino do jogo de xadrez nas aulas de educação física como também sua contribuição para o desenvolvimento escolar do aluno. Ao longo do processo, constatamos que o xadrez é um excelente instrumento/meio para se trabalhar a interdisciplinaridade como também os aspectos cognitivos e sociais dos discentes nas aulas de Educação Física.