CULTURA PARAIBANA, INDÍGENA E SOCIEDADE
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10124 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 393 "titulo" => "CULTURA PARAIBANA, INDÍGENA E SOCIEDADE" "resumo" => "Cultura paraibana, indígena e sociedade.Este trabalho tem como proposta apresentar o projeto interdisciplinar aplicado com os alunos do 2ºano médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, sendo como tema Paraíba minha terra meu lugar, e tendo com temática o indígena do litoral da Paraíba, este projeto foi realizado pelos graduandos em História da UEPB bolsistas do PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência financiada pela CAPES, juntamente com professores da instituição, e foi orientado pelo professor João Batista Gonçalves Bueno e pela professora supervisora Maria de Fátima Amâncio. Saímos da cidade de Guarabira com os alunos para a cidade da Baía da Traição, para visitar aldeias e conhecer mais de perto o dia-a-dia dos indígenas e esclarecer as dúvidas dos alunos sobre os mesmos, lá os alunos tiveram acesso há um pouco da cultura indígena e também tiveram a oportunidade de fazer entrevistas com eles. Como o ensino está diretamente envolvido com o meio social nós buscamos compreender o indígena nos dias atuais, e dessa forma quebrar alguns preconceitos que os alunos tinham com os mesmos. Na busca de mostrar aos alunos a possibilidade de interação tanto, com outro modo de vida, diferentemente dos seus, como a oportunidade também de conhecer e se interessar mais pela a cultura paraibana. Adquirir conhecimento e o mesmo tempo propor uma nova proposta interdisciplinar. A aula de campo foi bastante proveitosa, pois acaba por ser uma extensão da sala de aula, e proporciona aos alunos conhecerem um pouco mais de perto a História.Palavras chaves: Cultura- Indígena- Interdisciplinar- Baía da Traição." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CULTURA, INDIGENA, INTERDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_20_03_29_idinscrito_393_449ccfc6a84dc5a3d0233976d5efed16.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DO NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "ROSANA" "autor_email" => "rosanagomes.historia@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10124 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 393 "titulo" => "CULTURA PARAIBANA, INDÍGENA E SOCIEDADE" "resumo" => "Cultura paraibana, indígena e sociedade.Este trabalho tem como proposta apresentar o projeto interdisciplinar aplicado com os alunos do 2ºano médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, sendo como tema Paraíba minha terra meu lugar, e tendo com temática o indígena do litoral da Paraíba, este projeto foi realizado pelos graduandos em História da UEPB bolsistas do PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência financiada pela CAPES, juntamente com professores da instituição, e foi orientado pelo professor João Batista Gonçalves Bueno e pela professora supervisora Maria de Fátima Amâncio. Saímos da cidade de Guarabira com os alunos para a cidade da Baía da Traição, para visitar aldeias e conhecer mais de perto o dia-a-dia dos indígenas e esclarecer as dúvidas dos alunos sobre os mesmos, lá os alunos tiveram acesso há um pouco da cultura indígena e também tiveram a oportunidade de fazer entrevistas com eles. Como o ensino está diretamente envolvido com o meio social nós buscamos compreender o indígena nos dias atuais, e dessa forma quebrar alguns preconceitos que os alunos tinham com os mesmos. Na busca de mostrar aos alunos a possibilidade de interação tanto, com outro modo de vida, diferentemente dos seus, como a oportunidade também de conhecer e se interessar mais pela a cultura paraibana. Adquirir conhecimento e o mesmo tempo propor uma nova proposta interdisciplinar. A aula de campo foi bastante proveitosa, pois acaba por ser uma extensão da sala de aula, e proporciona aos alunos conhecerem um pouco mais de perto a História.Palavras chaves: Cultura- Indígena- Interdisciplinar- Baía da Traição." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CULTURA, INDIGENA, INTERDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_20_03_29_idinscrito_393_449ccfc6a84dc5a3d0233976d5efed16.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DO NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "ROSANA" "autor_email" => "rosanagomes.historia@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }