LIMA, Josiel Roma De. Formação continuada do professor: vivências na ead/moodle. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9961>. Acesso em: 20/11/2024 00:27
Este trabalho aborda o tema emprego de recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação na mediação pedagógica de processos formativos dos professores da educação básica. Seu objetivo geral foi analisar a participação dos docentes da rede pública de ensino da Paraíba quanto ao uso dos recursos tecnológicos em um processo formativo continuado dinamizado na modalidade Educação a Distância (EaD), via plataforma Moodle, da disciplina Tecnologias Educacionais de um curso de Especialização. Para tanto, aplicou-se a metodologia da pesquisa documental interpretativista, em uma abordagem qualiquantitativa, visando à triangulação dos dados. O corpus é composto de sessenta e sete questionários e relatórios de notas de oferta e reofeta da disciplina Tecnologias Educacionais. Para fundamentação teórica, utilizamos Almeida (2004), Belloni (2001), Moran (2009), entre outros. Os dados obtidos apontam para um quadro geral em que o cursista está ciente da importância da utilização dessas tecnologias para seu exercício profissional, mais que ele recebeu nenhuma ou precária formação específica em tecnologias educacionais durante seus cursos iniciais para o exercício do magistério. Foram registradas certas limitações quanto ao uso dado pelo cursista a equipamentos tecnológicos, sobretudo no que tange à aplicação do computador e da navegação na internet enquanto recurso formativo. Embora o cursista tenha considerado o processo formativo dinamizado via plataforma Moodle como fácil, ele detinha pouca experiência na modalidade EaD, bem como, escassos conhecimentos acerca das ferramentas disponibilizadas no ambiente Moodle. Aspectos esses que, de certo modo, parecem ter relação com o fato de alguns cursistas terem apresentado uma vivência obstaculada nessa ambiente pelas limitações no campo das competências pedagógico-digitais, a tal ponto de, para alguns deles, o recebimento de ajuda, por parte de outra pessoa possuidora de mais habilidade com os equipamentos computacionais, ter sido considerado fundamental para o cumprimento das atividades na sala de aula virtual e, consequentemente, determinante na obtenção de aprovação na disciplina. Concluímos que, para alguns cursistas, ficaram evidentes que as limitações nas competências pedagógico-digitais necessárias ao trabalho na modalidade Educação a Distância foram significativas ao ponto de comprometerem sua autonomia na realização das atividades disponibilizadas no ambiente Moodle. Assim como, consideramos que a aplicação da EaD/Moodle na mediação pedagógica da formação docente precisa conjugar as tecnologias para atender da melhor forma possível às necessidades de cada usuário sendo fundamental considerar a base cultural e socioeconômica, interesses e experiências, níveis de educação, familiaridade com a tecnologia e preparação para um novo modelo de aprendizagem dos sujeitos aos quais tal formação se destina.