O ensino de química tem se caracterizado por abordagens tradicionais que privilegiam o ensino de conceitos e fórmulas descontextualizados do cotidiano dos alunos. No entanto, algumas práticas metodológicas contribuem para a aprendizagem significativa a partir de temas que possibilitam a contextualização do conhecimento. A Oficina Pedagógica sobre a oxidação das frutas inscreve-se nesse contexto. O presente trabalho relata essa experiência metodológica experienciada por licenciandos/as do Curso de Licenciatura do IFPE Campus Barreiros. Trata-se de ensinar conceitos de química presentes na temática de uma forma que favorece a participação dos estudantes, além de promover a construção de competências e habilidades imprescindíveis para a docência em química relacionadas ao planejamento de projetos, à pesquisa e obtenção de dados e à síntese de conhecimentos. Nessa perspectiva, a vivência possibilitou o estudo de conceitos como oxirredução das frutas e de conservação dos alimentos a partir de agentes redutores antioxidantes. Sendo assim, os resultados da oficina apontam, para além do ensino e aprendizagem de conteúdos que promoveram a educação química dos/as licenciandos/as e dos demais participantes, para a construção significativa de saberes importantes para os professores de química em formação. Nisso reside a relevância da oficina pedagógica enquanto estratégia didática com potencial para construção e reconstrução do conhecimento de química e espaço privilegiado do pensar, descobrir, criar e reinventar o fazer pedagógico.