A escrita é uma prática que requer, além do conhecimento linguístico, amplo repertório para que seja consistente no que se refere, principalmente, à argumentação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar, compreender, interpretar e analisar o fenômeno do ponto de vista e da responsabilidade enunciativa em textos dissertativos-argumentativos de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Do ponto de vista teórico, aparamo-nos nos estudos de Adam (2008, 2011), Rabatel (2018) Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos um corpus composto por 15 textos, cujos critérios consistem nas 5 competências adotados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A análise nos mostra que há recorrência de vozes de outras instancias enunciativas, com predominância daquelas apresentadas nos textos motivadores e de outras vozes discutidas na grande mídia. Além dessas vozes, pudemos observar que a assunção da responsabilidade enunciativa é revelada por meio de conectivos, adjetivos, advérbios e o uso frequente de verbos na 1ª pessoa do plural. A análise nos mostra também que a produção escrita dos alunos, quando direcionada sob uma ótica discursiva, apresenta o ponto de vista dos alunos sobre determinadas problemáticas sociais.