A pesquisa em questão é referente a importância da abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e das Questões Sociocientíficas (QSCs) no ensino de Biologia e Química, no intuito de contribuir com a formação de cidadãos críticos e reflexivos. A CTSA está relacionada às QSCs, sendo abordada por meio da contextualização dos conteúdos com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa qualitativa, onde buscamos averiguar a formação de professores do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, quanto à abordagem sobre CTSA com enfoque de QSCs, no município de Humaitá-Am, Brasil. Foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais sobre a temática, além da aplicação de questionários aos licenciandos em processo formativo e aos professores da educação básica egressos do curso. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes conhecem a temática CTSA, mas poucos professores a contextualizam em suas aulas. A contextualização da CTSA e das QSCs contribui positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais significativas e instigadoras. A abordagem dessas temáticas na formação dos futuros professores fortalece seu desenvolvimento profissional e o desenvolvimento de sua capacidade de atuação crítica e contextualizada. Além disso, destacam que essa abordagem é importante na formação inicial dos professores de Ciências: Biologia e Química, pois, promove uma aprendizagem significativa, preparando-os para atuar de forma crítica em sua futura prática profissional. No entanto, é necessário um maior engajamento dos docentes universitários na aplicação dessas abordagens em suas aulas, visando melhorar a qualidade do processo formativo dos acadêmicos. Por fim, a pesquisa ressalta a relevância da compreensão do contexto atual do ensino e das demandas sociais, visando aprimorar a qualidade da educação em todos os níveis de ensino.