Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGENS TRANSFORMADORAS NA ESCOLA DOS NOSSOS SONHOS: DESAFIOS DIÁRIOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo traz à luz resultados de um estudo sobre os procedimentos educativos vividos em uma escola situada na zona rural do município de Bananeiras (PB), a Escola Nossa Senhora do Carmo, conhecida como a “Escola dos Nossos Sonhos”. Uma escola comunitária de ensino fundamental, onde os educandos estudam temas de forma coletiva, não separados por anos ou séries, nem se pratica a reprovação. Cenário no qual buscamos respostas às seguintes questões: Por que a Escola é chamada de “a escola dos nossos sonhos”? Por que não se separa os alunos por anos ou séries? Por que é importante a participação de todos os membros que compõem a escola (pais, alunos, professores, funcionários e corpo diretivo) para as decisões fundamentais que regem e norteiam os rumos político-pedagógicos da escola? Quais elementos são determinantes para o sentimento de pertencimento dos que fazem parte desta instituição? Como se dá o processo de ensino-aprendizagem neste estabelecimento de ensino? Um estudo feito à base da etnometodologia, descrita por Alain Coulon como um processo de interpretação que considera o como os indivíduos que vivem interpretam e descrevem a realidade, como ciência dos etnométodos, dos sentidos subjetivos que os sujeitos utilizam na construção de suas ações habituais, do raciocínio sociológico prático de suas diferentes operações. Dessa imersão, concluímos que os sonhos são o combustível da ação educativa, o “inédito viável” pregado por Paulo Freire; que o ato de conhecer fenômenos sociais ou naturais não se atrela especificamente a disciplinas escolares, vão além; que a participação e decisão em todas as ações de todos os sujeitos da escola dão o sentimento de que a escola é um bem comunitário; que a escola necessita romper com o modelo tradicional de ensino, ser inclusiva, valorizar aprendizagens transformadoras, para isso precisa redirecionar o currículo e formas pedagógicas de ensino-aprendizagens.

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