A Educação Popular é compreendida como fundamento de uma educação libertadora que impulsiona os sujeitos sociais a se emancipar e, ao mesmo tempo, transformar sua realidade, ainda que, por muitas vezes, tenha sido silenciada, não perdeu sua identidade, ao contrário, a persistência e a força são crescentes na caminhada. Nesse sentido, faz-se necessário compreender o contexto histórico da Educação Popular e o papel dos Movimentos Sociais Populares na luta rumo a novos horizontes, bem como as conjunturas e práticas contemporâneas de participação popular na formulação de “novas” políticas públicas. Esse estudo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos em relação à educação popular forjada, nos diversos espaços, pelos sujeitos e movimentos sociais populares, identificando a sua práxis frente às conjunturas e pautas contemporâneas de formulação e luta por políticas públicas voltadas às classes populares e ao combate às desigualdades e injustiças. Caracteriza-se, metodologicamente, como referencial teórico, partindo, inicialmente, de referências estudadas na disciplina de Educação Popular e Movimentos Sociais, artigos científicos, periódicos, como, também, das percepções de atores e estudiosos no tema, possibilitando o levantamento das indagações e ensaios apresentados neste estudo. Como resultado, aprofundamos premissas significativas da educação popular e destacamos a sua importância libertadora, forjada de forma coadunada aos movimentos sociais, a partir da conquista de políticas públicas direcionadas às classes populares e oprimidas.