Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100704
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8120
    "inscrito_id" => 23068
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no que tange desde a conceituação, características, ressaltando acontecimentos essenciais no reconhecimento da síndrome do espectro Autista com ênfase na educação e inclusão escolar. Para isso, embasamo-nos em legislação como a Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15 e na lei de amparo à pessoa portadoras do TEA, lei nº 12.764/12. Para tanto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Tendo como objetivo levantar a discussão sobre a necessidade de matérias pedagógicas no sistema de ensino regular público. Nesse sentido, apresenta-se a Tecnologia Assistiva (TA) como uma ferramenta facilitadora no processo de mediação para a construção da aprendizagem em ambiente escolar. Conclui-se, a importância do reconhecimento do TEA, pois permite a aplicação de ações significativas e participativas entre a família e os profissionais da saúde e da educação para inclusão do sujeito com autismo no âmbito educacional. Cabe destacar, que a temática em questão, além de comportar um conjunto de pesquisas e autores interessados pelo tema, demonstra a crescente necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando, portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo de inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23068_TB8120_13112023222221.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DYANA MARIA RESENDE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DYANA"
    "autor_email" => "dyanaresende11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100704
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8120
    "inscrito_id" => 23068
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no que tange desde a conceituação, características, ressaltando acontecimentos essenciais no reconhecimento da síndrome do espectro Autista com ênfase na educação e inclusão escolar. Para isso, embasamo-nos em legislação como a Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15 e na lei de amparo à pessoa portadoras do TEA, lei nº 12.764/12. Para tanto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Tendo como objetivo levantar a discussão sobre a necessidade de matérias pedagógicas no sistema de ensino regular público. Nesse sentido, apresenta-se a Tecnologia Assistiva (TA) como uma ferramenta facilitadora no processo de mediação para a construção da aprendizagem em ambiente escolar. Conclui-se, a importância do reconhecimento do TEA, pois permite a aplicação de ações significativas e participativas entre a família e os profissionais da saúde e da educação para inclusão do sujeito com autismo no âmbito educacional. Cabe destacar, que a temática em questão, além de comportar um conjunto de pesquisas e autores interessados pelo tema, demonstra a crescente necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando, portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo de inclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23068_TB8120_13112023222221.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DYANA MARIA RESENDE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DYANA"
    "autor_email" => "dyanaresende11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no que tange desde a conceituação, características, ressaltando acontecimentos essenciais no reconhecimento da síndrome do espectro Autista com ênfase na educação e inclusão escolar. Para isso, embasamo-nos em legislação como a Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15 e na lei de amparo à pessoa portadoras do TEA, lei nº 12.764/12. Para tanto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Tendo como objetivo levantar a discussão sobre a necessidade de matérias pedagógicas no sistema de ensino regular público. Nesse sentido, apresenta-se a Tecnologia Assistiva (TA) como uma ferramenta facilitadora no processo de mediação para a construção da aprendizagem em ambiente escolar. Conclui-se, a importância do reconhecimento do TEA, pois permite a aplicação de ações significativas e participativas entre a família e os profissionais da saúde e da educação para inclusão do sujeito com autismo no âmbito educacional. Cabe destacar, que a temática em questão, além de comportar um conjunto de pesquisas e autores interessados pelo tema, demonstra a crescente necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando, portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo de inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.