O presente artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no que tange desde a conceituação, características, ressaltando acontecimentos essenciais no reconhecimento da síndrome do espectro Autista com ênfase na educação e inclusão escolar. Para isso, embasamo-nos em legislação como a Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15 e na lei de amparo à pessoa portadoras do TEA, lei nº 12.764/12. Para tanto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Tendo como objetivo levantar a discussão sobre a necessidade de matérias pedagógicas no sistema de ensino regular público. Nesse sentido, apresenta-se a Tecnologia Assistiva (TA) como uma ferramenta facilitadora no processo de mediação para a construção da aprendizagem em ambiente escolar. Conclui-se, a importância do reconhecimento do TEA, pois permite a aplicação de ações significativas e participativas entre a família e os profissionais da saúde e da educação para inclusão do sujeito com autismo no âmbito educacional. Cabe destacar, que a temática em questão, além de comportar um conjunto de pesquisas e autores interessados pelo tema, demonstra a crescente necessidade de outros debates e pesquisas envolvendo e auxiliando, portanto, na melhor compreensão da educação e seu processo de inclusão.