Este artigo busca compreender a manifestação da abordagem interdisciplinar em uma recém-criada disciplina eletiva, de um programa de pós-graduação em desenvolvimento comunitário de uma Universidade Pública do Sul do país. Dessa forma, aborda como as temáticas Turismo em Áreas Naturais (TAN) e Práticas Corporais de Aventura (PCA) são compreendidas e assimiladas pelos acadêmicos – pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – no transcorrer do curso, realizado no primeiro semestre de 2022. As reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem são importantes e, neste sentido, deve-se levar em consideração o conhecimento prévio dos acadêmicos (ou a chamada “inteligência contextual”), através da qual se deduz que algum aluno, ou a maioria deles, já tem determinado conhecimento, ainda que seja senso comum, sobre os conteúdos que estão na ementa da disciplina. Para tal, foi aplicado um questionário com perguntas discursivas a fim de coletar informações sobre saberes prévios e posteriores ao término da disciplina, além de análises. As respostas foram sistematizadas e comparadas, mostrando os pontos de convergência e propondo reflexões sobre a importância de experiências interdisciplinares na formação acadêmica. Como resultado, constataram-se algumas mudanças de percepções no transcorrer das atividades. As respostas ainda indicaram reconhecimento da potencialidade de desenvolvimento comunitário do Turismo em Áreas Naturais TAN conjugado às Práticas Corporais de Aventura PCA, temas abordados durante o semestre.