Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em matemática. Apresenta-se a oficina “Uso da calculadora em sala de aula” voltada a professores do ensino fundamental e médio e licenciandos em matemática, que foi ministrada na 18º semana nacional de ciências e tecnologias (SNCT), em outubro de 2021, em um cenário de pandemia. A importância da temática do uso de tecnologias na educação ficou especialmente evidente com o ensino remoto emergencial (ERE). A partir disso, o ensino com a calculadora, tornou-se um objeto de pesquisa devido ao seu baixo custo e por ser uma tecnologia subestimada. Por muitas vezes, a calculadora é vista apenas como facilitadora de cálculos, o que reduz bastante o potencial de seu uso na aprendizagem de matemática. Com base nessas observações, definimos como objetivo da oficina apresentar propostas de atividades com a calculadora tal como o jogo “calculadora quebrada” que podem enriquecer o ensino. Nesse pôster pretende-se expor algumas das possibilidades de temas que podem ser explorados com a calculadora, como sistema numérico decimal, cálculo mental, raciocínio lógico e capacidade de formular estratégias, entre outros. Além disso, serão apresentados alguns resultados da aplicação da oficina, que foi vivenciada remotamente.