ARAÚJO, Stephanie Barros et al.. Bia villela e o letramento matemático: um estudo de caso. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97293>. Acesso em: 23/12/2024 03:49
A literatura infantil voltada para o ensino da matemática nos anos inicias vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente quando é pensado em formas de facilitar a compreensão dos elementos que devem ser abordados nos currículos das escolas. Bia Villela traz a proposta do reconto de alguns clássicos da literatura infantil, como Os três porquinhos, O Patinho Feio e A Chapeuzinho Vermelho, além da construção de histórias que lidam com o imaginário das crianças, a exemplo da Girafa, do Macaco, do Coelho, do Lobo, dentre outros, utilizando ilustrações que foram criadas por ela com base nas figuras geométricas planas simples – o triângulo, o quadrado, o retângulo e o círculo. A estrutura do texto, composta de frases simples e figuras que podem ser replicadas pelas crianças, fazendo com que elas absorvam as informações básicas do que se é ensinado sobre as figuras geométricas. Pensando neste cenário, nossos estudos tem como referencial a pesquisa quali-quantitativa, além da utilização dos documentos que referenciem a importância desses recursos pedagógicos: a nível nacional - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No âmbito estadual, o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e na esfera municipal de Fortaleza, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza e o Plano Fortaleza 2040. Desta forma, utilizamos com a exploração dos escritos elaborados por Bia Villela, o letramento interdisciplinar, atua na compreensão leitora dos alunos que estão ingressando nos anos iniciais do ensino fundamental, em especial, as crianças que estão nos 1° e 2° anos do ensino fundamental, assim como, informações que exercita a compreensão matemática – formas geométricas, lateralidade, sequência, e ideia de opostos.