A Educação se configura como um dos patrimônios da humanidade, caminho pelo qual a mesma pode evoluir e resguardar a sua cultura, a sua história e seus grandes feitos, enquanto as teorias educacionais se apresentam como estruturas que proporcionam métodos educativos para aquisição de novos conhecimentos dos educandos. Dentre estas, destaca-se o construtivismo, cuja defesa encontra-se na concepção de que o sujeito é autor e agente ativo da construção de seu conhecimento. Neste sentido, o objetivo aqui é fazer uma análise da concepção racional do construtivismo mediante a perspectiva de ensino-aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental, de forma a investigar esse processo dentro do âmbito escolar. Para tanto, utilizase uma abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o construtivismo – processo que se pauta em experiências, interesses e conhecimentos prévios que motivem a ação reflexiva do educando, sua dimensão organizativa e sua criatividade, relacionadas às informações que este adquire, tendo por mediador o professor. Logo, as contribuições do construtivismo, aliado ao empenho do educando, pode levar ao desenvolvimento da capacidade de busca de soluções e de levantamento de hipóteses por parte educando para que ele chegue à resolução de problemas por meio de suas próprias conclusões, a partir de seus comentários sobre o meio em que ele está inserido.