Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONCEPÇÃO RACIONAL DO CONSTRUTIVISMO MEDIANTE A PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100940
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8556
    "inscrito_id" => 23858
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO RACIONAL DO CONSTRUTIVISMO MEDIANTE A PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Educação se configura como um dos patrimônios da humanidade, caminho pelo qual a mesma pode evoluir e resguardar a sua cultura, a sua história e seus grandes feitos, enquanto as teorias educacionais se apresentam como estruturas que proporcionam métodos educativos para aquisição de novos conhecimentos dos educandos. Dentre estas, destaca-se o construtivismo, cuja defesa encontra-se na concepção de que o sujeito é autor e agente ativo da construção de seu conhecimento. Neste sentido, o objetivo aqui é fazer uma análise da concepção racional do construtivismo mediante a perspectiva de ensino-aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental, de forma a investigar esse processo dentro do âmbito escolar. Para tanto, utiliza\x02se uma abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o construtivismo – processo que se pauta em experiências, interesses e conhecimentos prévios que motivem a ação reflexiva do educando, sua dimensão organizativa e sua criatividade, relacionadas às informações que este adquire, tendo por mediador o professor. Logo, as contribuições do construtivismo, aliado ao empenho do educando, pode levar ao desenvolvimento da capacidade de busca de soluções e de levantamento de hipóteses por parte educando para que ele chegue à resolução de problemas por meio de suas próprias conclusões, a partir de seus comentários sobre o meio em que ele está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23858_TB8556_18102023173114.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROBERTO"
    "autor_email" => "josefranciscano@hotmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100940
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8556
    "inscrito_id" => 23858
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO RACIONAL DO CONSTRUTIVISMO MEDIANTE A PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Educação se configura como um dos patrimônios da humanidade, caminho pelo qual a mesma pode evoluir e resguardar a sua cultura, a sua história e seus grandes feitos, enquanto as teorias educacionais se apresentam como estruturas que proporcionam métodos educativos para aquisição de novos conhecimentos dos educandos. Dentre estas, destaca-se o construtivismo, cuja defesa encontra-se na concepção de que o sujeito é autor e agente ativo da construção de seu conhecimento. Neste sentido, o objetivo aqui é fazer uma análise da concepção racional do construtivismo mediante a perspectiva de ensino-aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental, de forma a investigar esse processo dentro do âmbito escolar. Para tanto, utiliza\x02se uma abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o construtivismo – processo que se pauta em experiências, interesses e conhecimentos prévios que motivem a ação reflexiva do educando, sua dimensão organizativa e sua criatividade, relacionadas às informações que este adquire, tendo por mediador o professor. Logo, as contribuições do construtivismo, aliado ao empenho do educando, pode levar ao desenvolvimento da capacidade de busca de soluções e de levantamento de hipóteses por parte educando para que ele chegue à resolução de problemas por meio de suas próprias conclusões, a partir de seus comentários sobre o meio em que ele está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23858_TB8556_18102023173114.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROBERTO"
    "autor_email" => "josefranciscano@hotmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação se configura como um dos patrimônios da humanidade, caminho pelo qual a mesma pode evoluir e resguardar a sua cultura, a sua história e seus grandes feitos, enquanto as teorias educacionais se apresentam como estruturas que proporcionam métodos educativos para aquisição de novos conhecimentos dos educandos. Dentre estas, destaca-se o construtivismo, cuja defesa encontra-se na concepção de que o sujeito é autor e agente ativo da construção de seu conhecimento. Neste sentido, o objetivo aqui é fazer uma análise da concepção racional do construtivismo mediante a perspectiva de ensino-aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental, de forma a investigar esse processo dentro do âmbito escolar. Para tanto, utilizase uma abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o construtivismo – processo que se pauta em experiências, interesses e conhecimentos prévios que motivem a ação reflexiva do educando, sua dimensão organizativa e sua criatividade, relacionadas às informações que este adquire, tendo por mediador o professor. Logo, as contribuições do construtivismo, aliado ao empenho do educando, pode levar ao desenvolvimento da capacidade de busca de soluções e de levantamento de hipóteses por parte educando para que ele chegue à resolução de problemas por meio de suas próprias conclusões, a partir de seus comentários sobre o meio em que ele está inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.